PROGRAMAÇÃO QUARTA -FEIRA (12 DE OUTUBRO)

O Festival do Rio preparou uma super programação especial para as crianças aproveitarem o feriado no escurinho do cinema, nesta quarta-feira, dia 12.

 

Entre as opções, muitos filmes para toda a família, como o clássico E.T – O Extraterrestre, o clássico de Steven Spielberg com cópia remasterizada para ser assistido com toda pompa nas telonas; o inclusivo Down Quixote, de Leonardo Cortez, que traz atores com Síndrome de Down no elenco; Bocaina, dirigido por Ana Flávia Cavalcanti e Miúcha, a voz da Bossa Nova, que contará com a presença do diretor Daniel Zarvos no tapete vermelho.

 

Na Panorama Internacional, destaque para os aguardados Padre Pio Argentina, 1985, o mais novo filme do ator Ricardo Darín, com a presença do diretor Santiago Mitre.

 

Segue uma lista com os destaques do dia. A programação completa do Festival do Rio está disponível na Revista.

 

QUARTA-FEIRA: 12/10

Estação NET Gávea

17h: Kobra – Auto Retrato (Première Brasil: Competição Documentário)

Sinopse: Em uma noite de insônia, Kobra revê sua vida desde a infância difícil na periferia até o sucesso mundial como muralista, os acontecimentos se desenrolam entre a realidade e o sonho. Desde o grafite ilegal nas ruas de São Paulo até pintar grandes murais em mais de 30 países, Kobra representa tantos outros em suas batalhas, passa a entender a arte de rua como voz política e democrática.

Trailer

Direção: Lina Chamie

Classificação: 10 anos

 

19:15h: Bocaina (Première Brasil – competição Longa Metragem Ficção)

Sinopse: Em Bocaina, Minas Gerais, duas irmãs vivem tranquilamente e isoladas, até a chegada de um forasteiro à região. A trama segue os passos de Zulma (Malu Gali), Musk (Ana Flávia) e Josevelt (Alejandro Claveaux). Josevelt é o sujeito misterioso que, junto com essas duas mulheres, cheias de conflitos, ajuda-as a se libertarem das suas amarras. Sob o contexto de pandemia, a narrativa aborda a sensação de suspensão e incerteza, tão presentes na atualidade.

Elenco: Malu Gali, Alejandro Claveaux, Mina Rosa, Aurora Acker e Ana Flávia Cavalcanti

Direção: Ana Flávia Cavalcanti e Felipe Barbosa

Classificação: Livre

 

21:45h: My Policiman (Panorama do Cinema Mundial)

Sinopse: Em My Policeman, Marion (Emma Corrin) e Tom Burgess (Harry Styles) se encontram na costa de Brighton nos anos 1950 e se apaixonam. Todavia, surge em suas vidas Patrick Hazelwood (David Dawson), um curador do Brighton Museum, que acaba desenvolvendo sentimentos pelo policial Tom. Os homens iniciam um caso apaixonado — apesar da homossexualidade ser ilegal naquele período. Por um tempo, o trio abraça uma dinâmica em comum, até que o ciúme destrói o acordo. Muitos anos depois, Patrick retorna à vida dos agora casados Marion e Tom, desenterrando sentimentos e questões mal resolvidas deixadas de lado – mas que ainda possuem o poder de assombrar a vida dos três. O filme é uma adaptação do romance My Policeman, de 2012 de Bethan Roberts.

Trailer: My Policeman | Trailer Oficial | Prime Video

Direção: Carolina Markowicz

Classificação: 16 anos

 

21:45h: Carvão (Première Brasil: Competição Longa-metragem)

Sinopse: No interior do Brasil, uma família que se esforça para cuidar de seu patriarca tem suas vidas mudadas quando uma enfermeira oferece um acordo diabólico: colocar o mais velho da família para descansar e hospedar um traficante argentino que precisa urgentemente de um lugar para se esconder.

Direção: Carolina Markowicz

Classificação: 16 anos

 

Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro

19:30h: Miúcha, a voz da Bossa Nova (Première Brasil -Hors Concours)

Sinopse: A história de Heloísa Maria Buarque de Hollanda, mais conhecida como Miúcha (1937-2018), a antimusa da bossa-nova. Utilizando-se de gravações caseiras, depoimentos de familiares e amigos, arquivos pessoais e entre outras coisas, a vida de Miúcha e seu marido, João Gilberto (e seu violão) é contada enquanto o casal morava nas cidades de Nova York, Nova Jersey e a Cidade do México entre as décadas de 1960-70. 

Direção: Liliane Mutti e Daniel Zarvos

Classificação: Livre

 

21:45h: Argentina, 1985 (Première Latina)

Sinopse: Baseado em fatos reais, Argentina, 1985 se inspira na história de Julio Strassera, Luís Moreno Ocampo e sua equipe processam militares da ditadura argentina, mais conhecida como Julgamento das Juntas. O processo começou pouco tempo antes do começo do julgamento, quando dois promotores começam a pesquisar e julgar as cabeças da Ditadura Militar Argentina. Strassera e Ocampo enfrentam-se à influência das pressões políticas e militares e reúnem uma equipe legal de advogados para levar a cabo o julgamento das juntas. O Julgamento das Juntas foi o primeiro julgamento no mundo por um tribunal civil contra comandantes militares que tinham estado no poder. Começando em 22 de abril de 1985, o julgamento durou muito tempo, cerca de 530 horas de audiência e 850 testemunhas que viram o chamado “causa 13”. No final, 709 casos foram julgados e sentenciados pelos juízes León Arslanian, Ricardo Gil Lavedra, Jorge Torlasco, Andrés D’Alessio, Guillermo Ledesma e Jorge Valerga Aráoz.

Trailer: Argentina, 1985 – Official Trailer

Direção: Santiago Mitre

Classificação: 14 anos

 

Estação NET Botafogo

10h: E.T. O Extraterrestre

Sinopse: Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente, surge entre os dois uma forte amizade.

Trailer: “E.T. O EXTRA-TERRESTRE” – Trailer Oficial Legendado (Universal Pictures Portugal)

Direção: Steven Spielbergh

Classificação: Livre

 

19h: Down Quixote(Première Brasil: Hors Concours)

Sinopse: Down Quixote é uma adaptação de Dom Quixote, de Cervantes. A trama acontece na imaginação de Diogo, um ator que ensaia o texto da peça baseada no clássico. Ele e seus colegas de teatro, todos com Síndrome de Down, dão vida aos personagens, em meio às paisagens da cidade histórica de Tiradentes-MG.

Trailer: Down Quixote | Trailer Oficial

Direção: Leonardo Cortez

Classificação: Livre

 

21:30h: Padre Pio (Panorama do Cinema Mundial)

Sinopse: Nascido Francesco Forgione no sul da Itália no final do século 19, São Padre Pio despertou devoção e controvérsia ao longo de sua vida. Tornou-se famoso no mundo católico por ter apresentado estigmas, ou chagas de crucificação correspondentes às do corpo de Jesus Cristo, antes de se tornar símbolo de esperança para o povo italiano durante o difícil período do entre-guerras. Morreu em 1968 aos 81 anos, foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 1999 e canonizado em 2002.

Trailer: Padre Pio l Trailer

Direção: Abel Ferrara

Classificação: 16 anos

 

DEBATES

10H30 – A Assembléia – Brasil – De Beatriz Sayada, Heloísa Passos e Juliana Jardim + curta Garotos Ingleses, de Marcus Curvelo.

13h30 – Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente

16h30 – Bem-vinda, Violeta

 

SOBRE O FESTIVAL DO RIO

Festival do Rio é o grande encontro do cinema da América Latina. Desde sua criação, em 1999, já foram exibidos 7 mil longas, incluindo obras recém-premiadas em Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público mas também de mão de obra, o Festival do Rio capacitou milhares de profissionais. Anualmente o evento reúne, além de filmes exibidos nos mais importantes festivais mundiais, diversas mostras temáticas e sessões populares. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a competitiva Première Brasil, os filmes nacionais compõem parte fundamental do festival, que é a maior vitrine da produção brasileira.

 

Festival do Rio tem apresentação e patrocínio master da Shell Brasil – Lei Federal de Incentivo à Cultura – e da Prefeitura do Rio de Janeiro – por meio da RioFilme, órgão que integra a SEGOVI (Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública). Também conta com o apoio da FUNARJ e apoio institucional da FIRJAN. O Festival do Rio é uma realização da Cinema do Rio.

 

PARA IMAGENS E TRAILERS: Em breve, as fotos e os trailers dos filmes estarão no site do festival. Para acessá-los, entre no site do Festival, busque à direita na tela o filme que interessa à você. Na página do filme, você pode fazer o download das fotos clicando com a tecla direita do mouse, ou acessar o trailer hospedado no Youtube na aba trailer. Temporariamente, você pode baixar imagens a partir desta lista

Artigos Relacionados