Vanda-Witoto

Prêmio Sim à Igualdade Racial de 2024 

Vanda Witoto, Maickson Serrão e outros ativistas da causa indígena amazonense, são finalistas do Prêmio Sim à Igualdade Racial de 2024 

A região norte é uma das destaques com quatro indicações de finalistas da premiação nos três pilares: empregabilidade, educação e cultura 

O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial, anuncia os finalistas do Prêmio Sim à Igualdade Racial de 2024, que acontece no dia 26 de maio na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, um dos mais importantes eventos voltados para a promoção da diversidade e inclusão no Brasil.

Com destaque para a região norte, quatro finalistas apresentam diversidade em suas especialidades. O jornalista Maickson Serrão e  podcaster no “Pavulagem” foi indicado na categoria “Raça em Pauta”. O jornalista, que já foi palestrante no Fórum Econômico Mundial de Davos em 2023, hoje integra a rede de líderes da Fundação Lemann aliado ao seu maior estímulo  em propagar a cultura indígena através da contação de histórias e lendas da comunidade ribeirinha, legitimando a importância de pessoas indígenas no legado brasileiro.

Também da região, a finalista Vitória Galvão é ativista climática, comunicadora e empreendedora trans da comunidade negra e indígena do Zumbi dos Palmares, na periferia de Manaus. Indicada na categoria Antirracismo Ambiental, a especialista atua como Diretora da Palmares LAB Ação e do PerifaConnection. Já foi delegada jovem do Brasil na COP26 e COP27, além de Jovem Líder da Comissão Europeia em Clima e Energia. E se destaca como ponto focal regional para a região da América Latina e Caribe (LAC) no CYCSC – uma constituinte oficial das Nações Unidas para comunidades sustentáveis que promovem o envolvimento dos jovens na governança multilateral e em espaços de tomada de decisão. 

Já no Pilar Educação, a organização Makira E’ta – Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas foi indicada na categoria Educação e Oportunidades, representando a nível estadual diversas organizações, movimentos sociais, cooperativas e associações de mulheres indígenas.

Por fim, no Pilar Empregabilidade, Vanda Witoto é uma das finalistas na categoria Liderança. Ela foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no estado do Amazonas, como profissional de saúde e mulher indígena. Com formação em técnica em enfermagem, atualmente ela estuda pedagogia e é funcionária da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (FUAM), ligada a atual Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM, ex-SUSAM). 

Desde a primeira edição, o Prêmio Sim à Igualdade Racial tem se destacado como uma plataforma essencial para celebrar e amplificar as vozes e iniciativas que lutam contra o racismo e promovem a equidade racial na sociedade. Com o apoio da Rede Globo, o evento será transmitido em rede nacional pela segunda vez e também pelo canal no YouTube do ID_BR, alcançando milhões de telespectadores em todo o país.

Ao longo dos anos, o evento tem reconhecido líderes, organizações e projetos que se destacam em diversas áreas, incluindo cultura, educação, empregabilidade e ativismo. O prêmio destaca casos inspiradores de sucesso e impacto positivo na promoção da igualdade racial.

Neste ano, o Prêmio Sim à Igualdade Racial conta com o patrocínio das empresas Ambev, Assaí, Oreo, Carrefour, Mover, Vale, L’oreal e Sephora. Apoio das marcas, Coca Cola, Magalu, Aegea, Pepsico e parceria da Cidade das Artes, Prefeitura do Rio de Janeiro, Tour House e Promenade Hotel.

Acompanhe a transmissão da premiação de forma online pelo canal do ID_BR pelo Youtube ou pela TV Globo no dia 26 de maio, para saber os resultados finais de todas as categorias. 

Sobre o ID_BR | @id_br | [website] 

Fundada em 2016, o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) é uma organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. A partir da Campanha Sim à Igualdade Racial desenvolvemos ações em diferentes formatos para conscientizar e engajar organizações e a sociedade. Buscamos reduzir a desigualdade racial no mercado de trabalho, como indica o objeto 10 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Compartilhe

Artigos Relacionados

Barbearia Bianchinni