Todo bom viajante sabe que uma das principais maneiras de se conhecer um lugar é provando sua gastronomia. Desde os petiscos típicos até sua cozinha mais elaborada. No distrito do Porto há dezenas de cidades que encantam pela história, mas também pelos sabores. Amarante, a 60 km de distância do centro do Porto, é conhecida por encantar os visitantes com seus doces, presuntos e restaurantes sofisticados. Estivemos por lá e aqui vão três dicas para conhecer Amarante pelo paladar!
Casa Herédio
Conhecido por ter os melhores sanduíches de leitão, que trazem a carne do porco desfiada, levemente apimentada, em pão de fermentação natural, acompanhado com batatas chips e prosecco ou vinho, o wine bar Casa Herédio fica bem pertinho da Igreja de São Gonçalo, a menos de 200 metros (R. 5 de Outubro, 6, Amarante) faz o estilo sofisticado casual.
Tem uma decoração intimista, com poltronas de veludo e mesas de madeira, objetos antigos e uma prateleira repleta de vinhos. A mini varanda tem vista para o rio Tâmega, que banha a cidade, e suas árvores em amarelo ouro nessa época de outono na Europa. Atente para a carta de vinhos: super bem selecionada com rótulos como vinho do Porto com 15 anos de maturação, por exemplo. É uma ótima opção para um almoço leve e rápido.
Confeitaria da Ponte
Citada em oito de cada dez guias para se provar os doces de Amarante, a Confeitaria da Ponte (R. 31 de Janeiro, 186, Amarante) foi fundada em 1930 e está sempre cheia de turistas em busca de experimentar os doces à base de ovos e muito açúcar típicos da cidade. Alguns, como amarantino, vem com calda de canela. Outros, como o São Gonçalo são quase um quindim, porém sem coco.
Afora a tradição – é a mais antiga confeitaria do local – que a faz ser super concorrida, a confeitaria tem varanda com vista para a ponte e a Igreja de São Gonçalo, principais monumentos da cidade e para o rio Tâmega. Sugiro ir lá depois de almoço, regado a um bom café, para ter chance de provar ao menos dois dos mais de 10 tipos de doces que o lugar oferece. Cuidado, a vitrine é capaz de enfeitiçar você!
Largo do Paço
Aguce todos os sentidos e prepare-se para uma das melhores experiências gastrônomicas do Porto: o menu degustação do restaurante com uma estrela no guia Michelin, Largo do Paço (reservas@casadacalçada.com). Com menu assinado pelo jovem chef Tiago Bonito, de 32 anos, o restaurante está localizado no térreo do hotel cinco estrelas Relais & Châteaux Casa da Calçada, um palácio do século 16, que fica de frente para a ponte de São Gonçalo.
São dois menus degustação: o Caminhos, inspirado nas raízes familiares do chef, e o Identidade, uma homenagem à criatividade e à alta gastronomia mais atual. Além do menu a la carte, para apenas uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Experimentei o menu degustação Caminhos, com 10 pratos, todos harmonizados com vinhos portuguesas de adegas do que vão do Douro até o Alentejo.
São quatro surpresas, como o macarons de aspargaos, recheados com pepita de porco e alface, que derretem na boca, mais uma pré-entrada com caviar, seguidos de duas entradas e só então iniciam os dois pratos principais, como a pescada de anzol, com cogumelos selvagens e salsa em espuma. E o porco ibérico, ao vinho branco, com ameijôas e batata souté.
Mas esqueça os ingredientes como você costuma ver: tudo na cozinha de Tiago é surpreendente, com pratos descontruídos e recriados bem ao estilo da gastronomia catalã, de Ferran Adriá, e com o sabor impecável e técnicas rigorosas da cozinha francesa.
Até a próxima!