Pés – Região pequena, porém muito importante!

Todos  os  dias  caminhamos bastante, por mais que não percebamos! Da sala para o quarto, do carro para o trabalho e até mesmo sobre esteiras ou vias urbanas, meio a caminhadas como prática de atividade física regular. Nossos pés são uma das partes mais sensíveis de nosso corpo e que merecem cuidados redobrados. Algumas vezes problemas posturais refletem em dores na coluna insuportáveis, mas o que é mais interessante é que nossa pisada influencia sobremaneira em nossa postura. Pisadas pronadas, supinadas, tamanhas são as variações que nossos pés possuem para uma área tão pequena do corpo humano. Entender como pisamos pode ser o diferencial para evitar dores na coluna, problemas articulares e até mesmo cansaço excessivo nas pernas. Apesar de pequena, a região dos pés é bastante complexa, a fisioterapeuta o médico ortopedista Dr. Paulo Daw Wen Su e sua esposa Dra. Renata Mayumi Onogi trabalham em conjunto, alinhando a Medicina com a Fisioterapia de maneira a chegar a excelência no atendimento aos pacientes. Ela é formada pela Universidade Nilton Lins, estudou um ano do Advanced Industrial Science and Tecnology (Japão) e hoje trabalha com Análise e correção da pisada e postura, através de palminhas proprioceptivas. Ele é Formado em Medicina na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas (UFAM) e especialista em Ortopedia Pediátrica pelo Hospital Infantil Pequeno Príncipe (Curitiba – PR). Além deste gabaritado currículo, Dr. Paulo ainda é Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOP), da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), membro PIA (Ponseti International Association) e atual Presidente da SBOT Regional Amazonas. Dotados de tantas capacitações, esse casal compartilhou conosco algumas curiosidades e inovações tecnológicas utilizadas por eles, que incluem analises preventivas a fim de corrigir a postura e pisada, antes de iniciar a prática de atividades físicas. Confira:

Dra. Renata, como funciona este trabalho em equipe? Que benefícios trabalhar em conjunto neste segmento proporciona ao paciente?

Nós trabalhamos juntos já há um bom tempo. O acompanhamento conjunto é uma grande vantagem, pois facilita a discussão de caso de cada paciente. A troca de informações sobre a avaliação realizada e clínica que o mesmo apresenta, facilita o alinhamento do tratamento a ser realizado.

Quais são os tipos de pisadas mais comuns?

As principais são: pronada, neutra e supinada. No entanto, existem pessoas que apresentam outras alterações devido às mudanças anatômicas ou neuromotoras.

Como podemos saber que possuímos problemas em nossa pisada? Quais são os indícios?

Normalmente o paciente possui estes problemas quando apresenta: dores nos pés, joelho e quadril e cansaço excessivo nas pernas, que não seja de origem vascular. Desalinhamentos da perna (Geno varo ou valgo), joanetes e calos também podem ser indícios destas alterações.

Como é feita a avaliação e que tratamentos possuímos hoje em dia para efetuarmos estas correções necessárias?

A  pisada  primeiramente é avaliada através de um equipamento chamado baropodômetro. Ele mensura a pressão da planta dos pés, tanto estática quanto dinâmica. Posteriormente avalia-se a influência dessa pisada na postura do paciente. Dessa forma é possível realizar a correção da pisada com o auxílio de palmilhas personalizadas.

Que fatores influenciam na formação da pisada? Existe alguma forma de minimizar possíveis incorreções ainda na infância?

Fator genético, desenvolvimento motor, calçados, fortalecimento muscular adequado para começar a andar, entre outros aspectos. Um detalhe importante é a criança engatinhar e começar a ficar de pé à medida que a musculatura se fortalece, caso contrário, se for de qualquer jeito alterará o ponto de equilíbrio, podendo influenciar no posicionamento dos pés e das pernas.

Sapatos e tênis que se ajustam a pisada realmente funcionam?

Os sapatos e tênis com propostas corretivas, realmente permitem com que a pessoa adote uma pisada diferente. No entanto, quando realizamos uma avaliação computadorizada da pisada, a grande maioria das pessoas apresenta intensidades diferentes entre a pisada da direita e da esquerda, fazendo com que haja alterações posturais como, por exemplo, básculas laterais e rotacionais no quadril e no ombro. Essas diferenças de intensidades não podem ser corrigidas através de calçados onde o lado direito é igual ao esquerdo. Nestes casos é mais recomendável utilizar um calçado neutro com uma palmilha personalizada.

Tendo um problema na forma de pisar e não procurando um tratamento adequado, que problemas podemos adquirir?

As pessoas que apresentam uma alteração da pisada e não tratam, podem posteriormente apresentar desgastes articulares, podendo dar origem a artrites, dores, fascite plantar, esporão de calcâneo, deformidades articulares e em alguns casos, até problemas na coluna, como, por exemplo, a escoliose.

Que inovações vocês trouxeram para Manaus neste segmento?

Cada vez mais tem sido comum ver pessoas que começam a praticar atividades físicas e participar de corridas, sentirem dores ou sofrerem lesões. Estamos trazendo agora novidades neste quesito. Através de uma análise preventiva é possível realizar a correções da pisada e da postura antes de começar atividade física, assim a pessoa poderá fortalecer o corpo bem alinhado. Também estamos trazendo um material inovador de absorção de impacto e propulsão em forma de palmilhas esportivas personalizadas, para melhorar a performance na atividade escolhida.

Encontre:

Clinica SEITAI Terapia Oriental

R. Rio javari, 15 vieiralves

(Entre a Acre e a Rio Branco)

Fones: (092) 99306-5030 / 98135-4650

Compartilhe

Artigos Relacionados