Pequenos Corações

By  |  0 Comentários

Por Dr. Antônio Carlos Silva
CRM: 4551

Cuidar dos pequenos corações é a meta de vida do cardiologista pediátrico Antônio Carlos Silva. O médico abriu suas portas e deu dicas importantes sobre como cuidar do coração dos pequeninos. 

Como entrou para o mundo da pediatria? 

Meu pai é também pediatra, então desde pequeno passei a admirar a atuação dele nessa área e observava o carinho que as crianças tinham quando o encontrava em algum lugar. Desde então cresci com essa vontade de cuidar de crianças.  

O que é um cardiopediatra?

O cardiopediatra é o especialista que cuida das doenças do coração que já existem ao nascimento (congênito), sendo responsável pelo seu segmento até a fase adulta da vida, como também pelas doenças cardíacas adquiridas após o nascimento, como doenças reumáticas, arritmias, elevação de colesterol, pressão alta, infecções no coração, miocardiopatias (coração dilatado) entre outras. 

O que o atraiu na opção pela pediatria, em especial pela cardiopediatria?

A oportunidade de unir minha atenção pelas crianças com minha paixão pelas estruturas do coração. Nessa área de atuação também posso auxiliar outras especialidades tais como: endocrinologia, neurologia, obstetrícia, pediatria e terapia intensiva.  

A partir de que idade levar a criança ao cardiopediatra?

Não existe uma idade específica, pode ser encaminhado desde os primeiros dias de vida dependendo da avaliação do pediatra. É ele que, perante os sintomas e por meio da ausculta do coração da criança, pode suspeitar da presença de um defeito no coração. 

Quais as doenças, relacionadas ao coração, mais comuns nas crianças do Brasil? 

As cardiopatias congênitas, que são qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras 8 semanas de gestação quando se forma o coração do bebê.  

Quais os fatores de risco dessas doenças?

Existem diversos fatores de risco, os mais comuns são: hereditariedade, outras malformações fetais, síndromes cromossômicas, diabetes, certos medicamentos controlados, infecções virais e uso de álcool ou drogas.  

Quais os sintomas das doenças do coração?

Sopro cardíaco, cansaço para mamar, dificuldade para ganhar peso, respiração acelerada, sudorese excessiva, infecções respiratórias de repetição, desmaios, dor no peito, lábios e dedos roxos, coração acelerado, irritabilidade, sono agitado, pressão alta.  

Aqui em Manaus, a realidade é a mesma nacional? 

Nascem no Brasil aproximadamente 28 mil crianças com problemas cardíacos por ano, ou seja, a cada 100 bebês nascidos vivos 1 é cardiopata. Em Manaus é mantida a mesma incidência.  

O diagnóstico precoce, com a inclusão do “eco fetal” como um dos exames disponíveis para todas as gestantes, poderia minimizar o número de crianças que morrem antes de chegar ao tratamento?

Sim. O Ecocardiograma fetal é um exame parecido com uma ultrassonografia, mas específico para o coração do feto. É realizado preferencialmente entre a 24ª e 28ª semana de gestação.

Com esse diagnóstico precoce o parto pode ser programado para ocorrer em um Hospital com suporte cardiológico ao recém-nascido e que ofereça tratamento cirúrgico ou hemodinâmico, minimizando assim os riscos de mortalidade.  

Quais os outros exames que podem detectar ou ser úteis na identificação de doenças do coração ?

Caso a mãe não tenha realizado o exame de Ecocardiografia fetal, na maternidade após as primeiras 24 horas de vida e antes da alta hospitalar deverá ser realizado o teste do coraçãozinho. Além dele pode ser realizado o eletrocardiograma – ECG, Raio-x de tórax e ecocardiograma pediátrico.  

Quais as dicas para ter uma criança com um coração saudável?

Manter uma alimentação balanceada. Cuidar bem do peso dos pequenos, pois crianças obesas são mais propensas a doenças cardiovasculares. Ter um sono regular. Colocar seu filho para praticar exercícios com frequência e visitar o pediatra com consultas de rotina.  

Qual o diferencial da sua clínica?

A Cardiobaby é a única clínica em Manaus a possuir o serviço de Ecocardiograma neonatal e pediátrico, realizado na beira do leito, em pacientes internados mesmo em unidades de terapia intensiva , contando com equipamentos portáteis de última geração.  

Formado em medicina pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Pediatria pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas/ Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo HCFMUSP (2006). Cardiologia Pediátrica pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas/ Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo HCFMUSP (2008). Ecocardiografia Fetal e Pediátrica pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (2009). 

Consultorio Cardiobaby
Rua :Mario Ypiranga, 3115 B, Sala 811 – The Office 
Fones: (92) 3584 – 3475/3308 – 1382 / 98411-9679/
 98419 -7512 (92) 98413-7199 / (92) 3347-5352

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.