Em uma cidade sempre há patrimônios bem guardados que vão mais além de prédios e monumentos. São costumes, sabores e lojas tradicionais que representam a alma daquele povo, daquele país. No Porto, em Portugal, não é diferente: há objetos, peças e produtos variados que só se encontra em variedade e qualidade em determinadas lojas, comércios são parte da história dessa cidade. Selecionamos três deles, num roteiro possível de ser feito a pé e com distâncias que não passam de 500 metros, para mostrar o que há de tão especial em cada e para você colocar na sua lista para a próxima viagem a Portugal.

 

Vista Alegre

 

Fundada em 1824, em Aveiro, a fábrica de porcelana Vista Alegre foi a primeira unidade industrial dedicada à produção da porcelana em Portugal. No início também fabricava vidros, depois ficou dedicada à porcelana, considerada de altíssima qualidade, premiada internacionalmente e comercializada como objeto de desejo e luxo pelos apreciadores de louças.

 

 

Suas peças podem iniciar em 40 euros e chegar a mais de 2 mil euros, no caso de jogos completos de jantares, por exemplo. E há desde as coleções tradicionais, como a dedicada ao Algarve, até as mais modernas, como a Alma de Lisboa, que retrata as imagens da cidade de forma mais casual.

 

 

 

Além disso, as coleções assinadas por grandes designers, como a do designer contemporâneo de porcelana Bartek Mejor, rompem com tudo que é tradicional e dão à Vista Alegre um ar completamente inovador.

 

 

Isso quer dizer que há peças para todos os gostos e um simples passeio na loja já é um deleite para os olhos.
No Porto, visite a loja que fica na Rua das Carmelitas, 4050, no centro histórico. É linda desde a vitrine.

 

Fernandes, Mattos & CA., Lda.

 

A loja, por si só, já é um local para várias fotos e um passeio pela história da cidade. Criada em 1886, como uma loja de tecidos, a Fernandes, Mattos & CA bem no centro da cidade do Porto, na rua das Carmelitas, 108, se atualizou com o tempo e trocou a venda de tecidos por outros produtos, mas o edifício antigo e o seu mobiliário foram mantidos.

 

 

Ao fundo da loja, é possível encontrar em perfeito estado de conservação os antigos guichés para recebimentos e pagamentos a fornecedores e clientes de tecidos, bem como ver equipamentos e utensílios que se utilizavam naquele tempo.

 

 

E nas suas araras e balcões é possível comprar desde brinquedos tradicionais portugueses, peças de decoração e artigos contemporâneos com design vintage, como botas, mochilas, meias e óculos.

 

 

Vale a visita, várias fotos – sem perder a escadaria que leva ao piso onde estão os brinquedos tradicionais de Portugal – que é toda em madeira original do século 19.

 

A Vida Portuguesa

 

Bem mais recente, criada em 2007, a loja Vida Portuguesa é um apanhado de todos os objetos, sabores e cheiros de Portugal e possui 10 lojas no país, as principais delas em Lisboa.

 

 

Tudo que remete aos hábitos de vida e costumes portugueses – das mantas tecidas em teares manuais até os sabonetes com aroma de alecrim ou azeite – é possível encontrar na loja que fica também no centro histórico, na rua de Cândido dos Reis, 36, em um edifício onde antes estava instalado uma loja de tecidos, de 1947.

 

 

Com uma entrada discreta, porém como o mobiliário que remete bem ao século 19, a loja encanta desde o começo, com suas prateleiras de madeira imensas, repletas de produtos que vão de peças de ourivesaria, bordados, faianças, alumínios, perfumaria, papelaria, livraria, brinquedos e ainda, claro, toda uma gama de produtos de limpeza, higiene e alimentação. Ao todo, são quase 50 marcas portuguesas com produtos à venda ali, até conservas e flor de sal são possíveis de encontrar. É uma grande curadoria do que há de melhor em Portugal.

 

Até a próxima!