Oi, leitores da revista mais influente da Amazônia! Aqui é sua colunista Monique Alencar, que vai mostrar lugares neste mundo afora EM VISÃO. Hoje, vou compartilhar com vocês uma das experiências mais memoráveis da minha vida: uma incrível viagem pela Itália, que começou em Genebra, na Suíça, e chegou até a mágica cidade de Veneza. Vamos embarcar comigo?
Milão
Nossa jornada começou com uma viagem de carro de Genebra até Milão, uma cidade conhecida por seu estilo, moda e arquitetura. Fizemos uma breve parada por lá, onde passei apenas uma noite. Mesmo com o tempo curto, não pude deixar de visitar a majestosa Catedral de Milão, ou Duomo di Milano. A catedral é uma obra-prima da arquitetura gótica e, mesmo tendo visto apenas este monumento, a cidade muito agitada me mostrou o seu estilo e “personalidade” em tão pouco tempo.
Duomo – Catedral de Milão na Itália – A imponente igreja possui 45m de altura, 157m de comprimento e 109m de largura. A catedral levou 400 anos para ser construída.
*Dica sobre Milão: O período de verão é bastante agitado com muitos turistas (na Europa inteira) e com isso a cidade fica “lotada” e se você estiver de carro fica bem difícil encontrar estacionamento pelas ruas de Milão. Além disso, as diárias nos hotéis (mesmo simples) são muito caras (em média 100 euros) a reserva também tem que ser feita com antecedência para evitar qualquer estresse na viagem.
Verona
Bem, no dia seguinte, seguimos de carro para Verona, uma cidade repleta de história e romantismo, imortalizada por Shakespeare em “Romeu e Julieta”. Passamos dois dias explorando essa cidade encantadora, e não pude deixar de visitar a famosa Casa di Giulietta, onde se encontra a lendária varanda da Julieta. Outro ponto alto foi a Arena de Verona, um anfiteatro romano impressionante que ainda hoje é palco de grandes espetáculos. Além disso, caminhar pelas ruas históricas e descobrir outros cantos famosos da cidade foi uma experiência fascinante.
Encantada pelas ruas deste lugar mágico
A Arena de Verona é um anfiteatro romano, localizado em Verona, Itália, conhecido pelas monumentais produções de ópera que nela são apresentadas.
A famosa sacada da Casa de Julieta da cena do Romance de Shakespeare Romeu & Julieta.
*Dica sobre Verona: Eu amei a cidade, é lindinha, romântica, encantadora.. ela tem também como traço marcante do catolicismo muito forte, isso é sentido nitidamente nos detalhes por onde passamos, principalmente nas arquiteturas, nas casas, igrejas e nas pessoas.
Andando pelas ruas de Verona encontrei isso que é uma capelinha votiva, uma estrutura muito comum na Itália e em muitos países de tradição católica. São pequenos altares construídos em ruas, praças ou nos muros de casas dedicados a santos que servem como locais de devoção pública onde as pessoas podem parar para fazer orações ou acender velas.
Veneza
Após dois dias imersos na cultura e história de Verona, partimos em direção ao nosso destino final: Veneza. A cidade das águas, dos canais e das gôndolas, Veneza é um lugar único no mundo, onde cada esquina revela uma nova maravilha. Passear pelas suas ruelas e atravessar as pontes que ligam os pequenos pedaços de terra foi como estar em um filme. Apesar do dia ter sido curto, consegui aproveitar ao máximo a atmosfera mágica que só Veneza pode oferecer.
A fascinante Veneza
*Dica: Sobre Veneza: recomendo passar mais dias para que você possa aproveitar mais as belezas da cidade que mais parece um cenário de filme. Se for viajar de carro, esteja preparado para pagar pedágios caros (200 francos o total da ida e volta). Os restaurantes também são caros, alguns nem tanto. Independente disso, esteja preparado para os custos como estacionamentos, alimentação, gasolina, pedágios, hospedagem e etc.
O famoso passeio nas gôndolas pelos canais de Veneza é como sonhar acordado. Vale muito a pena!
Encerramos nosso dia de aventuras com o retorno a Genebra, ainda deslumbrados com tudo que vimos e vivemos. Veneza, em particular, deixou uma marca profunda, com sua beleza atemporal e charme inigualável. Essa foi, sem dúvida, uma viagem para se lembrar por toda a vida.
Até a próxima queridos! E que venham mais aventuras inesquecíveis!