Foto: Divulgação Pantys

Pantys é a primeira marca de moda nacional a criar a etiqueta carbono neutro

A iniciativa segue uma tendência global e a etiqueta tem o objetivo de impulsionar maior transparência para a consumidora em relação ao impacto ambiental do ciclo de vida dos produtos no mercado da moda

 

“Marcas do futuro são carbono neutro”, com esse posicionamento a Pantys, primeira marca de calcinha absorvente do país, reforça a sustentabilidade como um de seus principais pilares e inova mais uma vez, sendo a primeira marca de moda brasileira a adotar a etiqueta carbono neutro em suas peças.

A novidade pode ser comparada a uma tabela nutricional, por exemplo, pois assim como todos os alimentos precisam trazer a medição de calorias e esse hábito de leitura de rótulos já é comum entre os brasileiros, a Pantys acredita que não será diferente para a medição de carbono neutro no segmento de moda futuramente, sinalizando que a sustentabilidade será relevante no comportamento de consumo.

 

 

A etiqueta de carbono neutro também é uma forma de trazer mais transparência para as consumidoras e iniciar um movimento no mercado de moda nacional, considerado um dos segmentos que mais geram poluição ambiental, e seguindo uma tendência que já acontece em outros países, com o intuito medir, reduzir e compensar as emissões de gases de efeito estufa gerados na cadeia produtiva.

Para que fosse possível aplicar as etiquetas nas peças da Pantys, o estudo foi realizado em parceria com a equipe da WayCarbon, empresa referência em assessoria sobre mudanças globais do clima e sustentabilidade.

O estudo de análise de ciclo de vida focado na nas emissões de gases de efeito estufa, que vão desde a extração das matérias – primas até sua disposição final: materiais, produção, transporte, embalagem, uso e descarte de cada um dos modelos das calcinhas e sutiãs absorventes, analisando todas as variáveis relevantes do processo de produção, além de todos inputs e outputs de cada etapa.

“A iniciativa da Pantys em lançar um produto carbono-neutro tem um valor muito maior que a compensação de suas emissões e de toda sua cadeia em si. Trata-se de um posicionamento de mercado forte e inovador. Essa aproximação com suas clientes, trazendo o tema tão importante e relevante da mudança do clima, é fundamental para que todos juntos possam construir um mundo mais equilibrado e mais justo”, afirma Felipe Bittencourt, diretor de negócios da Way Carbon.

 

 

De acordo com dados da Unep em pesquisa realizada com a Ellen MacArthur Foundation, a indústria da moda é responsável por 10% das emissões de carbono do planeta. Diante desse dado, o objetivo da Pantys com a etiqueta carbono neutro é iniciar uma grande mudança no mercado de moda e também estimular esse comportamento no consumidor brasileiro.

A expectativa é que no futuro ele tenha o hábito de questionar como suas compras impactam no meio ambiente, assim como ele se preocupa em saber as informações nutricionais de um alimento. “A nossa intenção com essa iniciativa é realmente conscientizar e trazer acesso à essa informação para a linguagem dos consumidores, possibilitando que eles saibam como suas compras impactam o meio ambiente. Assim como o consumidor já é mais esclarecido para compreender uma tabela nutricional, o nosso objetivo é que no futuro ele tenha total discernimento e conhecimento para questionar as marcas em relação a emissão de CO2”, explica Emily Ewell, sócio fundadora da Pantys.

Com a iniciativa, a Pantys se compromete a cada Kg de CO2e emitido, investir em um projeto que neutraliza essa emissão, como reflorestamento, geração de energia sustentável, proteção de florestas etc., criando assim um equilíbrio nos gases que vão para atmosfera, compensando o seu impacto.

A primeira marca de calcinhas absorventes do Brasil utiliza tecidos biodegradáveis, embalagens recicláveis e tenta causar maior impacto positivo possível para o meio-ambiente. Além disso, escolhe seus fornecedores baseados em critérios rigorosos de sustentabilidade e boas condições de trabalho, por isso, possuem a garantia que as emissões geradas na produção causam o mínimo impacto possível, além de não liberar toxinas ou resíduos que ocasionam danos para o meio ambiente.

 

Pegada de carbono

A pegada de carbono é uma medida que calcula a emissão de gases de carbono equivalente na atmosfera por uma pessoa, atividade, evento, empresa, organização ou governo. Essas emissões de carbono, geradas também em muitas atividades do dia a dia, são conhecidas por contribuir para as mudanças do clima, e por isso, tentar reduzi-las é um dos maiores desafios da humanidade.

 

 

Com o objetivo de tornar-se cada vez mais consciente sobre os impactos das suas ações, a Pantys optou por calcular e neutralizar a pegada de carbono de todos os seus produtos. “A pegada de carbono é o cálculo em kg dos gases de efeito estufa emitidos durante toda a vida de produto, ou seja, toda a emissão que contribui para a mudança climática em todas as etapas do processo, desde a extração da matéria-prima até a decomposição do produto. Todos esses gases do efeito estufa emitidos são convertidos em Kg equivalentes de CO2, então quando, por exemplo, falamos que nossa pegada de carbono de uma calcinha é 1,18 kg de CO2 e isso significa que incluímos nesse cálculo além do dióxido de carbono, todos os gases de efeito estufa, como o metano, óxido nitroso etc”, explica Emily.

Para comparar a pegada de carbono da marca, foi utilizado o exemplo de 195 absorventes externos (equivalentes ao consumo anual de uma mulher com ciclo menstrual regular) que emitem 27,30kg de CO2e. “Na Pantys, nos apoiamos em três pilares principais para minimizar o impacto: medir, reduzir e compensar. A medição como primeira etapa é o que nos guia para saber que atitudes tomar diante da informação que temos, o segundo passo é olhar para o processo e entender onde podemos reduzir nosso impacto, e após atingir o máximo que conseguimos, compensamos o CO2 emitido. É hora de repensar o nosso papel diante da mudança do clima e qual relação temos com a natureza como empresa. Por isso, um dos projetos que apoiamos através da compensação é de proteção de uma área da floresta Amazônica”, finaliza Maria Eduarda Camargo.

A marca de calcinhas absorventes escolheu projetos de redução do desmatamento na Amazônia, geração de energia a partir da captura de gás metano no aterro sanitário de Manaus e geração de Energia Eólica no nordeste do Brasil para compensar suas emissões de CO2e.

SERVIÇO: www.pantys.com.br

PONTO DE VENDA:

E-commerce da Pantys: www.pantys.com.br

Lojas físicas: Rua Oscar Freire, 740 / Shopping Morumbi – piso superior

Farmácias: Raia & Drogasil

 

Sobre Pantys

A Pantys, primeira marca de calcinhas absorventes do Brasil, apresenta o conceito de calcinhas e sutiãs absorventes, em um mix de tecnologia, modernidade, design, saúde e sustentabilidade. Pensada por mulheres conscientes para um público que sabe o que quer.

O principal objetivo da Pantys é melhorar a qualidade de vida das mulheres, proporcionando mais liberdade de movimento e conforto durante o período menstrual, que normalmente vem acompanhado de alguns fatores físicos e emocionais que têm o poder de impactar o dia a dia da mulher. A ideia é tornar a rotina mais simples e mudar a relação do universo feminino com o fluxo menstrual.

 

Artigos Relacionados