Paixão POR CUIDAR

Desde a infância, a médica Juliana Santiago encontrou na área a sua grande missão de vida, a exemplo do seu saudoso pai Ernani Santiago.

 

Olhares curiosos e admiração. Foi assim que Juliana Santiago iniciou sua jornada na área da saúde. Inspirada pelo saudoso pai, o médico Ernani Santigo, ela viu a paixão pela Medicina surgir ainda na infância e aflorar no ensino fundamental, quando os livros de ciência começaram a ser ‘devorados’. Hoje, a especialista em Clínica Médica se dedica a mais um sonho no ramo: a caminhada pelo mundo da Cardiologia.

Formada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com residência em Clínica Médica pela Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), ela comenta que, ainda criança, costumava acompanhar o pai em suas idas ao Hospital e folhear os livros de Medicina, mesmo sem entender nada. Já na sétima série ficou apaixonada pelas aulas de ciências. “Ali eu percebi que Medicina era a área na qual eu queria atuar pelo resto da minha vida”, declara.

Em meio aos trabalhos como professora de reforço, panfleteira e vendedora para garantir sua independência financeira enquanto estudava, aos 18 anos, ela passou no vestibular e, aos 25, deu início a sua residência, que terminou agora em 2022.

De acordo com a médica, a especialidade foi sua primeira opção por garantir uma visão integrada do paciente. “Durante a residência, estudamos os pontos importantes de outros campos da Medicina, como cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia. Muitas pessoas confundem clínica geral com clínica médica, mas, enquanto a primeira se refere aos médicos generalistas, a segunda é a uma especialidade, na qual é possível realizar o diagnóstico e até o início de tratamento das doenças mais frequentes”, pontua.

 

Novas Metas

Toda a trajetória de Juliana foi construída com apoio da família e, principalmente, do pai, a quem admirava. “Ele foi meu exemplo e apoio. Certamente sua presença em minha vida foi fundamental para ter alcançado meus sonhos e faz parte do incentivo para minhas próximas metas”, salienta.

A professora de Habilidades Médicas do Curso de Medicina na Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), que realiza atendimento ambulatorial no Check Up Hospital, segue investindo na especialização em Medicina do Esporte pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e pretende iniciar em 2023 a especialização em Cardiologia, área que sempre foi a aposta de seu pai, que faleceu de Covid-19 em 2021. “Quando eu ainda estava no início da faculdade, ele já me chamava de cardiologista”, destaca.

Além de tudo isso, ela não deixa de tentar dar asas ao seu lado mais íntimo, aconselhando a todos os que desejam seguir a carreira a nunca esquecer de si. “Não existe apenas a doutora Juliana. Existe a que ama a profissão e se dedica e a que também tem outras paixões. Juntas, elas integram quem eu sou. Procuro sempre que possível manter aquilo que faz bem à minha saúde mental.  Afinal, se não estivermos bem, é impossível ajudar outra pessoa. Ter uma vida além da medicina é um desafio diário, porém importante”.

 

 

 

Onde encontrar:

Instagram: @ DRAJULIANA.SANTIAGO

 

Compartilhe

Artigos Relacionados