Quem aprecia viajar sabe que cada lugar tem sempre algumas atrações que não podem sair da lista do visitante. Em Portugal essa lista inclui as centenas de igrejas erguidas em todas as partes do país.
No Porto, segunda cidade mais populosa de Portugal e que foi durante anos dirigida pelos clérigos, as igrejas são verdadeiros monumentos que valem mesmo uma visita rápida. Selecionamos as três mais belas e mostramos aqui pra você!
Igreja do Carmo
A Igreja do Carmo, ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, foi construída no século 18, pela Ordem Terceira do Carmo. E o destaque está na sua lateral, coberta por azulejos que retratam a fundação da Ordem das Carmelitas e Monte Carmelo. A fachada frontal tem duas esculturas religiosas dos profetas Elias e Eliseu produzidas na Itália. No interior, o destaque vai para os retábulos desenhados por um dos maiores mestres entalhadores portugueses, Francisco Pereira Campanhã. A visita é gratuita.
Igreja de São Francisco
De frente para o rio Douro, que banha o Porto, a Igreja Conventual de São Francisco começou a ser construída em 1245 pelos franciscanos e mescla estilos gótico e barroco. O seu interior foi coberto com 300 quilos de pó fe ouro, uma ostentação que só perde para a escultura de Jessé, instalada ao lado da nave principal, toda em madeira policromada e considerada uma das melhores do mundo. A entrada custa 7,50 euros por pessoa.
Igreja da Sé
A catedral do Porto é qualquer coisa de suntuosa. Por fora, o tamanho da edificação do século 12 e suas paredes de pedras já manchadas pelo tempo contrastam com o interior cuja nave principal é toda coberta por folhas de ouro. Os corredores com enormes arcos góticos que revelam um simples jardim nem de longe denuncia que nas salas ao seu redor estão dezenas de obras de arte, sejam na mobília e nas esculturas entalhadas em madeira, seja nas pinturas no teto delas.
A vista custa 5 euros por pessoa e é autoexplicativa. Difícil é não se demorar em frente ao luxuoso altar. Esta é nossa cereja do bolo!
Até a próxima!