Os benefícios da dança para as crianças

Uma das primeiras formas de expressão do homem foi a dança. Linguagem gestual, sinais, expressões e ritmos são utilizados instintivamente como meio de interação e comunicação desde que o mundo é mundo. A dança acompanhou a evolução da civilização e com o passar do tempo foi ganhando mais visibilidade. Hoje sabemos que existem diversos tipo de danças, alguns estão relacionados às características regionais e outros ligados aos tipos de músicas, mas dança não é apenas isso e vamos te explicar o por quê hoje.

Durante a infância a criança está evoluindo e se desenvolvendo em muitos aspectos. Algo muito importante nessa fase é a expressão corporal, comumente ligada à dança, pois é um momento em que a criança conhece seu corpo e suas possibilidades, a noção de espaço e estimula a coordenação motora. A dança, aliada à música, proporciona tudo isso de uma forma prazerosa e divertida aos pequenos. Veja os seguintes benefícios:

Coordenação motora: com a dança a criança terá mais consciência sobre seu corpo, isso irá ajudá-la a conseguir mais precisão nos movimentos do dia a dia, um benefício para o resto da vida.

Estímulo cerebral: movimentar o corpo é uma forma de conduzir informações ao sistema nervoso central, e como a dança é feita de movimentos podemos concluir que é um momento em que o cérebro está trabalhando a todo vapor.

Desinibição: crianças inibidas tendem a se soltar mais na dança e posteriormente levar isso para seu dia a dia, isso acontece pois é um momento em que a expressão livre e sem preconceitos é estimulada, a criança lida com a criatividade e a socialização o tempo todo e acaba perdendo certo temores e vergonhas que tinha até então.

Corpo saudável: na dança manter a postura é essencial, e na vida também né? Porém, no dia a dia acabamos esquecendo isso, e com essa atividade a criança irá aprender a movimentar seu corpo corretamente, o que se tornará um hábito.

Fonte: https://blog.tricae.com.br/

Compartilhe

Artigos Relacionados