ORIENTAÇÕES SOBRE A INTRODUÇÃO ALIMENTAR

Hoje vamos falar de um assunto super comum entre as mamães: alimentação infantil do lactente . 

O Aleitamento materno exclusivo ate os 6 meses de vida é uma verdade universal, absoluta e inquestionável  e então, após os 6 meses inicia-se a introdução alimentar. É importante dizer que cada criança reage de uma forma diferente a esse inicio – tem bebês que se adaptam facilmente a novas etapas e aceitam muito bem os novos alimentos , outras  precisam de mais tempo para essa adaptação  e é ai que as dúvidas se estabelecem . Então de antemão a primeira dica é não compare seu filho com o filho de ninguém! Viva cada dia uma nova experiência , não deixe a ansiedade e angústia tomarem espaço dentro de vc  e tenha um profissional ao seu lado que te ajude com as orientações corretas que com decorrer do tempo as coisas se encaixam! 

Aos 6 meses a introdução alimentar marca o início de uma nova fase – a criança continuará a ser amamentada e gradualmente devem ser oferecidos novos alimentos, sempre lembrando a importância da escolha de nutrientes adequados, preparados artesanalmente pelas famílias a partir de alimentos de boa origem , conservação e higiene.  Inicialmente começamos com frutas raspadas, amassadas ou picadas, oferecidas na colher e dando a oportunidade para criança toca-las a fim de conhecer novas texturas e sabores. Em seguida vem as papas de múltiplas misturas (legumes e verduras, proteína animal, cereal ou tubérculo e leguminosas no horário do almoço ou jantar) em quantidades adequadas para cada faixa etária .

Agora seguem algumas orientações de fundamental importância para essa fase :
        •       a introdução de novos alimentos e de consistência diferente é um momento de grande aprendizado para o lactente  e as vezes também pode ser um momento de crise . 
        •       a paciência e a suavidade com palavras tranquilizadoras e manifestações positivas para o sucesso devem completar os esforços de quem ajuda nesta iniciação . 
        •       as evidencias sugerem que, embora a ingestão de porções seja de caráter irregular por parte da criança o consumo energético em 24 horas costuma ser adequado 
        •       atitudes excessivamente controladoras e impositivas podem induzir o hábito inadequado de consumo excessivo de calorias e consequentemente ser uma das causas de obesidade infantil e dificuldades alimentares na infância . 
        •       não ameace, não insista e não se frustre. 
        •       em média são necessárias 8-10 exposições (com intervalos entre elas) de um mesmo alimento para que ele seja aceito pela criança . 

Lembrando sempre que no primeiro ano de vida as consultas devem ser mensais, exatamente para que o pediatra possa avaliar o ganho de peso e estatura, avaliar a aceitação de novos alimentos e dar as orientações necessárias para um bom desenvolvimento infantil , sem omissões e sem exageros. 

Ate a próxima consulta! 
Com Carinho, 
Dra. Elisandra Rodrigues Sales 
Pediatra CRM AM 4722 
Onde Encontrar:Instagram : @elisandrasales
092- 99136-9030
—————————-Make up & hair: @elen_figueiredomakeup Locação: @sierramanaus Fotos: @alexandrestone1

Compartilhe

Artigos Relacionados

Josefa Aguiar