Oftalmologia em foco

Especialista na área, médica Ana Caroliny Carvalho Gomes Novellino encontrou na profissão a sua meta de vida.

Salvar muitos olhos. Essa é a missão de vida da médica Ana Caroliny Carvalho Gomes Novellino, que atua na área desde 2016. Apaixonada pelo sistema ocular, ela faz o possível e impossível para garantir o diagnóstico mais preciso e o melhor tratamento a seus pacientes.

Formada pela Universidade Nilton Lins, com residência medica em Oftalmologia e Fellowship em retina e vítreo, Ana Caroliny se interessou pela especialidade médica ainda na infância. “Pelo fato da visão ser o sentido mais importante da vida, sempre fui apaixonada por tudo que está relacionado à saúde ocular. E por saber, desde nova, que alguns familiares precisavam desse cuidado, por terem patologias nos olhos, o interesse pela área foi aumentando gradualmente”, pontua a médica, que saiu do interior do Pará (Altamira) para estudar e sempre buscou garantir um futuro melhor.

Atendendo na Vision Clínica de Olhos, Ana Caroliny comenta que, hoje, com o avançar da Medicina, tem sido possível salvar muitos olhos, em virtude de cirurgias modernas, rápidas e seguras, laser de última geração e até procedimentos intra- oculares.

 

Hábitos essenciais

Uma rotina de atenção aos olhos é crucial para evitar problemas no sistema ocular, incluindo a adoção de uma alimentação de qualidade, uso de óculos de sol com proteção ultravioleta e consultas periódicas ao oftalmologista, segundo Ana Caroliny. Essa última dica é primordial, já que um quarto dos brasileiros não tem costume de ir ao especialista, conforme pesquisa Datafolha feita com 2.088 pessoas, em 130 municípios, e publicada em junho deste ano.

A médica comenta que, com hábitos saudáveis, é possível evitar diversas doenças, a exemplo da retinopatia diabética, que afeta os pequenos vasos da retina (região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro) e é uma das principais causas de cegueira no mundo. “Essa doença pode ser evitável se o paciente conseguir manter um controle glicêmico. Os tratamentos hoje são: aplicações de laser, cirurgias e injeções”, explica.

Outro problema que  afeta  diretamente  a rotina é o descolamento de retina, que é caracterizado pelo desprendimento dessa estrutura da superfície interna do globo ocular, uma urgência oftalmológica. De acordo com Ana Caroliny, o paciente pode ter como primeiros sinais a visualização de pontos pretos (moscas volantes), flashs de luz, diferencia no tamanho das imagens e baixa de visão que pode ser leve ou até total. “Sempre que perceber esses sinais, procure um profissional especializado com urgência para saber se está tudo bem”, ressalta.

A médica fala que, quanto mais cedo o diagnóstico, mais eficaz o tratamento para garantir que uma pessoa possa manter ou obter a visão novamente. “É muito gratificante saber que fui a responsável por fazer o paciente voltar a enxergar”, assevera.

   

Onde encontrar: Instagram: @ DRAANACAROLINY

                     

 

 

Compartilhe

Artigos Relacionados