O cirurgião Geraldo Russo, fundador do Instituto de Cirurgia Ocular do Norte (ICON), contribui para o sucesso da tradição da família Russo na oftalmologia.
Especialidade da Medicina que cuida da saúde dos olhos, a Oftalmologia virou tradição na família Russo. A paixão dos irmãos Paulo e Arnaldo Russo pela profissão acompanhou gerações, impactando outros membros da árvore genealógica até chegar a Geraldo Russo, fundador do Instituto de Cirurgia Ocular do Norte (ICON). A clínica completa 23 anos de atuação na capital amazonense este ano.
Membro Internacional da Academia Americana de Oftalmologia, da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa e das Sociedades Brasileiras de Oftalmologia e de Retina e Vítreo, Geraldo relata que iniciou sua trajetória na área com a responsabilidade de manter a herança familiar pela qual se apaixonou. “Com apoio incondicional de meus pais, Geraldo e Aglair Russo, a quem tenho eterna gratidão pelas oportunidades proporcionadas de me especializar com excelente nível técnico, fundei o Instituto”, pontua.
Hoje, graças aos anos de dedicação e estudo de Geraldo, o ICON oferece uma experiência oftalmológica completa, aliando experiência, atendimento humanizado, abordagem integrativa, instalações confortáveis e muita tecnologia.
O especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia – que atua em Oftalmologia Clínica e Cirúrgica, com destaques para diabetes ocular, patologias do vítreo, retina, senilidade ocular, terapias à laser e cirurgias da catarata minimamente invasivas e para eliminar o uso de óculos – acumula na bagagem ideias inovadoras, procedimentos pioneiros no Amazonas e a certeza de que é possível aliar tradição com novas tecnologias para revolucionar o campo especializado da Medicina na região.
Visão do Futuro
Com toda a experiência de carreira, Geraldo Russo levou o ICON a se tornar referência no Estado, inclusive com repercussão em estados vizinhos. Segundo o médico oftalmologista, a Oftalmologia é uma das especialidades que mais evolui no campo tecnológico e esse processo é contínuo. Por isso, ele está sempre acompanhado atuação em oftalmologia clínica e cirúrgica, com destaques para diabetes ocular, moderna cirurgia da catarata minimamente invasiva, cirurgias para eliminar o uso do óculos e terapias à laser. “A tendência é surgirem terapias cada vez menos invasivas, com melhores resultados, drogas mais eficazes e menos tóxicas”, destaca.
Geraldo também busca estar atento ao estilo de vida da sociedade, para garantir que seja possível atender a todos os problemas relacionados à saúde ocular. O especialista considera preocupante a forma como muitos negam a importância de um órgão tão fundamental, mas procura estar preparado para cuidar de qualquer paciente. Não à toa, está modernizando ainda mais o Instituto Oftalmológico. “Isso para oferecer novas abordagens diagnósticas e terapêuticas, além das que já praticamos em todos esses anos. Prometemos muitas novidades ainda para o primeiro semestre de 2021”, salienta.