O mundo pelos olhos de uma criança

O mundo pelos olhos de uma criança

Quando se fala em Oftalmologia em Manaus é impossível não pensar em Afra Raquel Bernades. Formada em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas ela fez residência médica em oftalmologia pelo IOM e é subespecialista em plástica ocular, órbita, vias lacrimais e estrabismo pela USP de Ribeirão Preto. Ela reservou um pouquinho do seu tempo para bater um papo com a equipe da Em Visão sobre a visão da criançada. 

1-Quais são os problemas visuais mais comuns nas crianças?

Na população como um todo, os transtornos visuais mais comuns são os refracionais (grau). Nas crianças temos de ter atenção redobrada, devido ao desenvolvimento visual que se dá até os sete anos de idade. Problemas de grau, estrabismo entre outros, podem comprometer de forma irreversível a visão, quando não diagnosticados e tratados corretamente na infância. 

2-Como enxerga o bebê recém-nascido?

Ao nascer, o bebê não possui foco, devido o sistema de “acomodação” dos nossos olhos ainda não estar formado. Portando, não enxerga formas definidas.

3-Todo recém-nascido deve fazer um exame oftalmológico?

O recomendado é que seja feito o teste do olhinho nos primeiros dias de vida para detectar problemas que comprometam a transparência dos meios oculares, como catarata congênita, retinoblastoma (tumor maligno) entre outros. O ideal é que, concomitantemente, se realize um exame de fundo de olho.

4-Quais são os cuidados que devemos ter desde a infância para ter uma vida saudável na visão.

Recomendo as avaliações citadas ao nascer e depois anualmente. A partir de um ano de idade, a criança já deve fazer o exame de vista convencional, onde-se verifica também a necessidade do uso de lentes corretivas.

Onde encontrar: Ocullare oftalmologia, Atlantic Tower, torre Médica, sala 309. Tel: 3659-3250

Redes sociais: @ocullare @afraraquel

Artigos Relacionados