O Direito está no DNA

A Oficiala de Registro Juliana Follmer conta como faz para conciliar trabalho, família e cuidados pessoais em meio à correria do dia a dia

 

Natural de Panambi, cidade do interior do Rio Grande do Sul, Juliana Follmer Bortolin Lisboa, 41, é mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua como resgistradora civil no Cartório Follmer.

 

Filha de advogados com mais de 40 anos de experiência e com outros 15 profissionais do Direito na família, a inclinação para a área apareceu desde cedo na vida de Juliana. “Tornei-me advogado por influência do convívio familiar e por vocação. O Direito está no DNA”, diz ela.

 

A registradora civil atuou por muitos anos como professora da graduação em Direito nas disciplinas Direito Civil, Notarial e Registral e atualmente leciona na rede LFG de Ensino e na Escola Superior da Magistratura do Amazonas. “Sempre tive bastante interesse pela área notarial e registral, que concede segurança jurídica e publicidade para os atos e negócios jurídicos”, comenta.

 

O Direito Notarial e Registral é a área jurídica que estuda os serviços oferecidos pelos cartórios. No Cartório Follmer, do qual Juliana é titular, são feitos os registros de nascimento, casamento e óbito, bem como os documentos necessários para reconhecimento de paternidade, alteração do nome por casamento ou separação etc. “Temos um forte compromisso com o atendimento de qualidade, por isso, procuro acompanhar todos os atos que são realizados no cartório. Da mesma forma, estou sempre treinando a minha equipe para que passem as melhores orientações para os clientes”, afirma Juliana.

 

Para a oficiala de registro, o registro civil no Amazonas tem alcançado grandes avanços nos últimos anos, principalmente no combate à falta de Registro de Nascimento de crianças com mais de um ano de idade. “O Amazonas amargava um baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), entre outras coisas, por causa da grande quantidade de pessoas sem registro de nascimento”, explica. “Graças aos esforços dos registradores civis do estado e com a parceria de diversos órgãos jurídicos, estes números foram revertidos e hoje asseguramos o acesso à cidadania a muito mais pessoas”.

 

Mesmo com a rotina intensa de trabalho, Juliana não abre mão do convívio com a família. Casada com Alex Sandro Bortolin Lisboa, 46, e mãe de duas meninas, de 6 e 9 anos, ela conta que procura sempre acompanhar a vida escolar das filhas e dedicar momentos para ficar a sós com o marido. “Eu faço questão de ser uma mãe super presente na vida das minhas filhas. Além de acompanhar suas tarefas e compromissos, temos o hábito de almoçar em família e cultivar momentos juntos”, diz Juliana.

 

Os cuidados com a saúde e a beleza também recebem atenção da advogada. Com uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares, ela busca sempre compensar a correria do dia-a-dia. “A vida moderna exige muito das mulheres, mas penso que não existe uma fórmula mágica. Faço o possível para estar presente em todas as áreas da minha vida com o máximo de dedicação e amor”, afirma.

 

Entre os hobbies de Juliana estão o cinema, o teatro e a culinária, em que arrisca pratos especiais para receber amigos e familiares. No entanto, viajar em família é a sua atividade favorita. “Adquiri o gosto pelas viagens com meus pais e amo conhecer novos lugares e culturas ao lado do meu marido e de minhas filhas. É quando recarrego minhas baterias”, diz.

 

 

ONDE ENCONTRAR:

Cartório Follmer.

Av. Constantino Nery, 2306, Chapada.

De segunda à sexta, das 8h às 17h.

Fone: (92) 3642-1315

Compartilhe

Artigos Relacionados