O famoso concurso que elege o melhor prato dos bares da cidade retorna a forma presencial depois de 2 anos..
Após um período de 2 anos funcionando de forma híbrida devido à pandemia, o “Comida di Buteco” está de volta de forma 100% presencial, na sua edição de número 22. Neste ano, 16 estabelecimentos na capital estarão concorrendo ao título de melhor aperitivo de bares e afins, sob tema livre, e com preço fixo de R$ 27,00. O público vai avaliar 4 quesitos: o petisco, o atendimento, a higiene do local e a temperatura da bebida.
Filipe Tosta, diretor de operação de comidas, explica que “o boteco é o lugar mais democrático do mundo. As pessoas vão poder vir, se reencontrar, se divertir, degustar os petiscos, avaliar o boteco. Eles [os donos dos estabelecimentos] , com certeza, sem esmeraram muito, porque é uma expectativa que não parte só de nós organizadores, mas também dos botecos. Eles nos contatavam perguntando quando poderiam voltar a fazer o Comida di Buteco presencial. Então sem dúvida, criatividade não vai faltar à mesa”.
O pontapé inicial foi dado na noite desta terça-feira, dia 15. Uma caravana de jornalistas, membros da imprensa de vários veículos e a organização e divulgação do concurso visitaram 3 bares participantes, e puderam provar, em primeira mão, os pratos que estarão na disputa.
A primeira parada foi o Butteco Videokê, no bairro Parque 10. Carla Teixeira, a proprietária, conta que a expectativa para o concurso é grande. “Com a pandemia, as coisas não saíram como o planejado, como a gente queria. Esse ano, com certeza, o Comida di Buteco vai dar uma força muito grande aqui pra gente”. o Estabelecimento entra na disputa apresentando o “sanduíche do Buracão”, recheado com picanha feito na cerveja preta e servido com um molho chimichuri com um segredinho da casa.
Em seguida, o grupo se dirigiu ao bairro Alvorada, para conhecer o “pirarucu dessalgado na massa folhada” servido com molho especial – prato do Canta Comigo Karaokê e Pub. O proprietário Marcos Vinícius, que participa pela segunda vez do concurso, diz que participar novamente “nos proporciona diversas experiências. No nosso primeiro ano foi um ano atípico, mas também de muito aprendizado”.
Finalizando o tour da noite, o grupo aportou na Cervejaria Buteco Parque 10, do proprietário Alex Cavalcanti Júnior. Ele diz que a ideia de montar o prato veio de sugestões dos próprios clientes. “Eles pediam muito linguiça toscana, e eu so tinha a calabresa. Eles também pediam molhos agridoces e apimentados. Foi assim que surgiu a linguicinha 10”. Além dos ingredientes já citados, o prato também leva fatias de pão e queijo coalho empanado.
A votação do público começa no dia 8 de Abril e vai até primeiro de Maio. Todas as informações, como a lista de estabelecimentos participantes, podem ser conferidos no site do concurso. O vencedor disputa a etapa nacional.