O poeta nos deixou nesta sexta, dia 14, aos 95 anos.
O poeta amazonense Thiago de Mello faleceu nesta sexta-feira, da 14 de Janeiro de 2022, em sua casa, em Manaus. A causa da morte não foi divulgada. Ele tinha 95 anos.
Nascido em Barreirinha, interior do Amazonas, foi escritor e poeta conhecido internacionalmente, sendo um dos mais notórios da Região Norte. Suas obras foram traduzidas para quase 40 idiomas, e rendeu a ele o Prêmio Jabuti na categoria destaque de personalidade literária em 2018, em reconhecimento ao conjunto de sua obra. Ele também é membro da Academia Amazonense de Letras, e foi o homenageado da última edição da Bienal de São Paulo, em Setembro do ano passado.
Durante a ditadura militar, foi perseguido e exilado no Chile, onde se aproximou do também escritor e poeta Pablo Neruda, com quem desenvolveu forte amizade. Outra característica marcante de sua personalidade era a defesa da Amazônia.
Seu poema mais conhecido, Os Estatutos do Homem, de 1977, traduzia de forma simples mas consciente a relação do ser humano com a sua natureza, tanto interna quanto externa.
O velório ocorrerá no Palácio Rio Negro. O Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus decretaram luto oficial de 3 dias.