Idealizadora de um canal inclusivo no YouTube, a paulista Doani Emanuela Bertan, que trabalha com alunos surdos e ouvintes em uma abordagem bilíngue, se torna uma boneca Barbie ao lado de outras 11 mulheres empreendedoras no mundo.

 

Neste Dia Internacional da Mulher, a marca Barbie anuncia uma homenagem global a 12 mulheres empreendedoras que quebraram barreiras e hoje são fontes de inspiração e exemplo para as futuras gerações, com o objetivo de lembrar às meninas que elas podem ser o que elas quiserem, destacando suas lideranças em seus respectivos setores de tecnologia, bem-estar, STEM e educação. No Brasil, a professora Doani Emanuela Bertan foi a escolhida e entra em 2022 para o seleto grupo do projeto Mulheres Inspiradoras (Role Models, em inglês), sendo presenteada por uma boneca única e feita à semelhança. Idealizadora do canal inclusivo ‘Sala 8’, desde 2017 no YouTube, a paulista foi reconhecida em 2020 como uma das 10 melhores professoras do mundo pelo Prêmio Global Teacher Prize.

Além da Doani, as outras homenageadas neste ano são: Shonda Rhimes (Estados Unidos), fundadora da American Television Production Company Shondaland; Ari Horie (Estados Unidos/Japão), fundadora e CEO da Women’s Startup Lab e Women’s Startup Lab Impact Foundation; Pat McGrath (Reino Unido), maquiadora e fundadora do Pat McGrath Labs; Melissa Sariffodeen (Canadá), CEO e cofundadora do Canadá Learning Code e Ladies Learning Code; Adriana Azuara (México), fundadora da All4Spas; Jane Martino (Austrália), presidente e cofundadora da Smiling Mind; Lan Yu (China), estilista de Moda; Butet Manurung (Indonésia), fundadora e Diretora da SOKOLA; Sonia Peronaci (Itália), fundadora do site de comida italiana ‘GialloZafferano’; Tijen Onaran (Alemanha), CEO e fundadora da Global Digital Women e cofundadora da ACI Diversity Consulting; e Lena Mahfouf (França), criadora digital, cinegrafista e autora de ‘Always More’.

Barbie homenageia professora brasileira com boneca exclusiva
Barbie homenageia professora brasileira com boneca exclusiva – Foto: divulgação.

“Sabemos que as crianças são inspiradas pelo que veem ao seu redor e é por isso que é tão importante que elas se vejam refletidas em modelos que superaram obstáculos e se tornaram as mulheres corajosas que são hoje”, diz Lisa McKnight, vice-presidente sênior e chefe global de Barbie e bonecas da Mattel. “Neste Dia Internacional da Mulher, estamos orgulhosos de homenagear mulheres pioneiras globais e, desta forma, ajudar a capacitar a próxima geração de líderes femininas, compartilhando suas histórias”, complementa. Lançado em 2015, o projeto já homenageou outras três brasileiras: a surfista de ondas grandes Maya Gabeira em 2019, a biomédica Jaqueline Goes e a artista IZA em 2021.

Para Doani Emanuela, “ser reconhecida como uma mulher inspiradora é algo imensurável, de uma emoção que transborda. É a minha história enquanto criança e como mulher. Minha mãe me criou para seguir meus sonhos”, fala ela, que além de manter o canal online com abordagem de ensino bilíngue, também ministra aulas para alunos surdos e ouvintes no interior de São Paulo. “Tenho certeza de que Barbie foi responsável por quebrar paradigmas na infância de muita gente, incluindo na minha, pois enquanto a sociedade dizia o contrário, a boneca mostrava que era possível uma mulher ter seu próprio carro, sua casa, sua profissão”, conclui a professora.

Em todo o mundo, as mulheres continuam sub-representadas em cargos de liderança de acordo com a pesquisa do Laboratório de Desenvolvimento Cognitivo da NYU** liderada pelo professor de psicologia, Dr. Andrei Cimpian, e pela professora assistente de psicologia, Dra. Andrea Vial, cuja pós-graduação de doutorado foi financiada pela Mattel. Os professores descobriram que meninas de 5 a 10 anos são menos propensas a assumirem cargos de liderança ou comandarem uma atividade em grupo e também analisaram a reação da criança ao assumir mais responsabilidade. Os pesquisadores descobriram também que, quando expostos a modelos femininos, meninas — e meninos — são mais propensos a se voluntariarem a liderar uma atividade em grupo.

Assim, por meio de uma campanha multifacetada, Barbie tem apoiado mulheres empreendedoras e está cada vez mais comprometida em ajudar a reforçar o potencial ilimitado de crianças de todo o mundo a partir de ações voltadas à educação e habilidades de liderança. A iniciativa da Mattel se iniciou a partir da pesquisa ‘Dream Gap’, de 2018, que mostrou que a partir dos cinco anos de idade as meninas começam a duvidar de seu potencial e perdem a confiança em sua própria competência.

Criada em 1959 e hoje com mais de 200 profissões, Barbie busca inspirar as futuras gerações e mostrar que elas podem ser tudo que quiserem. Por meio de diversidade e inclusão, a marca mostra às crianças que com esforço, dedicação e perseverança é possível realizar seus sonhos e tudo o que elas se propuserem a fazer. A boneca continua a instigar as crianças no Brasil e no mundo e, por meio de diversas ações, incentiva que elas se sintam inspiradas e empoderadas, pois sonhar com o que querem ser é apenas o começo.

**Esse estudo foi financiado pela bolsa de pós-doutorado do projeto Barbie Dream Gap da Mattel, Inc., concedida à Vial.