Por Shyrllene Soares – Psicóloga com ênfase DBT 

Os familiares nesse período de pandemia precisam tomar decisões muito difíceis em relação aos idosos. Aguentar a saudade ou mante-los seguros?
O caos de saúde, causado pelo covid-19, ainda traz muitas dúvidas, cientistas do mundo todo buscam respostas, mas uma coisa já é consenso para os profissionais de saúde, todos os especialistas afirmam que, para os idosos, enfrentar essa doença é muito mais desafiador, por isso, enquanto tudo isso passa, que pode demorar um pouco mais, mas uma hora vai passar, até lá vamos manter nossos idosos com todos os cuidados de segurança.
 
É preciso que a família se organize com a logística da vida dos idosos, eles não devem sair e devem receber suas compras em casa ja esterilizadas, ou seja, alguém da família leva com todos os cuidados de segurança quando for preciso, e deixa as compras com as medidas necessárias para evitar contaminações. 
 
Se você é a pessoa que vai acompanhar o idoso nesse período, siga todas as orientações de segurança, quanto a higiene de mãos, sapatos e roupas . Você vai precisar também se manter calmo,  ser  muito cuidadoso, atencioso e compreensivo, pois o idoso pode apresentar comportamentos de irritabilidade ou teimosia, seja muito afetivo, mas evite o  contato fisico, beijos e abraços nesse momento devem ser evitados. 
 
O que precisamos entender é que isolamento não quer dizer cortar contato, pelo contrário, nesse momento, precisamos nos manter mais presentes emocionalmente, independente da presença física.
 
Se o seu idoso passa esse período de isolamento na casa de alguém da família que não é a sua, ou mesmo na própria casa dele por ele ainda ter uma vida com autonomia física, é muito importante nesse momento que a presença emocional seja redobrada, pois o ser humano ao viver uma ameaça, sente medo, e  ao sentir medo as reações emocionais são intensificadas.
 
Outro fator relevante de ser mencionado é que além de se sentirem vulneráveis, também vivem o sentimento de privação e de dependência dos familiares, isso também incomoda muito, faz com que eles experimentem o sentimento de inutilidade com mais intensidade. Para os idosos a sensação de ameaça do inimigo invisível, a distância dos familiares e a sensação de dependência podem leva-los a um humor deprimido.
 
Então é um momento desafiador sim! Porém é hora de ligar mais vezes, hora de falar o quanto  são  amados, de reforçar a importância deles para toda a família. É o momento de fazer eles sentirem e ouvirem sobre o amor com mais intensidade. Precisamos intensificar o que temos de melhor nesse momento, e o melhor, sem dúvidas é o amor com proteção.
Temos muito amor pelos nossos pais e avós e quem ama cuida!  
 
Onde encontrar:
instagram: @shyrllene_soares