Município de Japurá

Compartilhe nas Redes Sociais
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Japurá é uma cidade de Estado do Amazonas. Os habitantes se chamam japuraenses.
O município se estende por 55 791,9 km² e contava com 7 326 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 0,1 habitantes por km² no território do município.

Foto: Divulgação

Situado a 78 metros de altitude, de Japurá tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 1° 25′ 40” Sul, Longitude: 69° 23′ 50” Oeste.
O prefeito de Japurá se chama GRACINEIDE LOPES DE SOUZA.

Para todas as formalidades administrativas,você pode ir à prefeitura de Japurá Av. Amâncio Barbosa, s/n. Mas você também pode contatar a prefeitura por telefone ou por email, pelo endereço abaixo.

O município de Japurá

Aqui disponibilizamos o endereço do município de Japurá assim como meios de contactá-lo através do seu número de telefone, número do fax e email. Para mais informações, você pode consultar o site oficial do município.

Endereço da Prefeitura Municipal de JapuráPrefeitura de Japurá
Av. Amâncio Barbosa, s/n
JAPURÁ – AM, 69495-000
Brasil
Telefone da prefeitura(97) 3426-1176
Internacional: +55 97 3426-1176
FaxNão disponível
Endereço electrónicoda prefeitura[email protected]
Site oficial do municípiowww.japura.am.gov.br
Foto: Divulgação

História

A História de Japurá tem origens voltadas ao século XVIII.

Entre 1764 e 1768, foram fundadas na atual região de Japurá as aldeias de São Matias, Santo Antônio Mapiri e São Joaquim do Macapiri. Neste período, os índios muras habitavam a região, e sua pacificação só se deu a partir de 1775. Os portugueses, após a pacificação dos índios Muras, passaram a povoar o território, com a presença principalmente de diversos missionários católicos jesuítas, que consolidaram o dominío da Coroa portuguesa sobre a região do extremo norte do Amazonas, à época Grão-Pará e Maranhão.

Com a fundação das aldeias de São Matias, Santo Antônio do Mapiri e São Joaquim do Macapiri, a região do atual município de Japurá era pertencente ao município de Tefé, que à época congratulava-se como o maior município do mundo em área territorial, superior aos 500.000 km² Durante todo o século XIX, Japurá permanece como uma localidade do município de Tefé, mesmo com este perdendo parte de seu território e dando origem a diversos municípios. A partir da década de 1930, o Amazonas passa a criar inúmeros municípios em seu território, sendo que os municípios de Coari, Fonte Boa, São Felipe (atual Eirunepé), São Paulo de Olivença e Xibauá (atual Carauari), são originados com o desmembramento de Tefé. Assim sendo, Tefé passa a ter em sua estrutura administrativa apenas três distritos: Japurá, Maraã e Caiçara.

Em 19 de dezembro de 1955, através da Lei Estadual nº 96, o distrito de Maraã é desmembrado de Tefé, dando origem a dois novos municípios: Maraã e Japurá.

Fonte: Wikipédia | Cidade – Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Open chat
1
Olá!
Bem Vindo a Revista Digital mais querida da Amazônia!
Powered by