Com o foco voltado à preocupação com a sustentabilidade, Socorro Siqueira ressalta sobre a sua atuação em vários órgãos procurando aplicar práticas sustentáveis, conscientizando outras pessoas a pensar mais sobre esse assunto

 

Hoje você atua especificamente em que área?

Comecei minha carreira na área contábil. Hoje atuo como voluntária no seguimento sustentável. Nessa jornada, eu atuo em alguns papéis como o de Delegada de Ecologia e Meio Ambiente da Mesa Pan-americana do Amazonas; Diretora Estatutária da Fundação Amazonas Sustentável – FAS; E também estou a frente da Diretoria de Educação Continuada, igualdade de gêneros e Meio ambiente do Sindicato dos servidores dos poderes legislativo Municipal e Estadual do Amazonas – SINDILEGISLAM.

No voluntariado contábil atuo como Coordenadora da Comissão Institucional Parlamentar do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Amazonas – CRC-AM e Suplente de Diretoria do Sindicato dos Escritórios Contábeis e de serviços do Estado do Amazonas – SESCON-AM, e sou acadêmica da Academia de Ciências Contábeis do Estado do Amazonas – ACCA.

Como servidora pública municipal há 37 anos, procuro inspirar, inovar e criar para melhor atender a população amazonense.

 

Comente sobre seu ofício nos dias de hoje?

Procuro atuar e ajudar em ações sociais, sustentáveis e contábeis. Ministro palestra de Educação Ambiental na periferia, com o objetivo de criar multiplicadores que possam disseminar a importância da reciclagem e a garantia do meio ambiente para as próximas gerações. Encontrei nas temáticas vinculadas a proteção do meio ambiente para as próximas gerações. Palestro em instituições sobre a conscientização da reciclagem.

 

Você se considera uma mulher de várias habilidades?

Sempre me exijo muito, e reflito a cada dia, cada ação desenvolvida. Sem perder minha essência e a maneira como sou, autenticidade e dignidade sempre estiveram presentes em minha vida. Procuro aprender a cada dia e passar informação. (Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina – Cora Coralina)

 

Qual sua opinião sobre o empoderamento?

A mulher conquistou seu espaço travando muitas lutas. Graças a mulheres fortes que nos antecederam, hoje estamos aqui defendendo nossos ideais, lutando por nosso espaço, contribuindo para o fortalecimento da sociedade. Mas, ainda temos muito pelo que lutar. Ainda estamos morrendo dentro de nossas casas, ainda temos salários mais baixos, mesmo que desenvolvendo as mesmas funções que os homens, ainda somos julgadas pelo modo como escolhemos nos vestir, enfim… como se vê ainda temos muito pelo que lutar. O empoderamento feminino precisa ser muito mais que uma causa, precisa ser uma forma de existir na sociedade. Precisamos ir para além da percepção de gênero. Somo seres “humanos” e precisamos ser respeitados como seres de direitos e deveres.

 

Como faz para manter a forma com uma agenda tão atribulada?

Prático Yoga, meditação, exercícios físicos, tenho como hobby a leitura, o estudo e o aprender a cada dia. Um dos aprendizados que adquiri foi de entender que o importante é trabalharmos pelo nosso bem-estar. Mas acredito que a oração ajuda a se manter bem.

 

 

Onde Encontrar:

Instagram:

@socorro.c.siqueira