Ao longo de 11 anos na reportagem fotográfica, Michell Mello é um dos nomes da fotografia no Amazonas. Entre prêmios e trabalhos renomados, os destaques da carreira ficam por conta de projetos sociais desenvolvidos sempre ao redor da fotografia.

 

Fundada há dois anos, a Escola de Retratos Monóculo é um projeto que veio com o intuito de movimentar a fotografia local amazonense e oferecer oficinas, cursos, workshops, bate papos fotográficos e exposições. Dentre vários projetos, quatro deles se destacam, segundo o fotógrafo. Preparando, desafiando e criando um espaço propício para novos nomes da fotografia, a escola está no caminho de se tornar referência para a formação de novos profissionais.

Na lista dos quatro projetos está a exposição ‘O despertar para um futuro melhor’, realizada nas dependências do Studio 5 Shopping e Convenções. Com o tema do desmatamento, poluição e destruição da natureza em pauta, o objetivo do evento foi conscientizar a população da região e estimular uma reflexão na sociedade sobre a preservação do meio ambiente, por meio de obras visuais impactantes, que retratam os desafios para proteger a Amazônia.

Michell Mello
Michell Mello – divulgação.

De acordo com o fotógrafo Michell Mello, diretor da Escola de Retratos Monóculo e responsável pela curadoria do evento, a ideia surgiu antes da polêmica sobre as questões ambientais que estão sendo debatidas por especialistas e autoridades mundiais. ” A ideia foi despertar por meio das fotografias o sentimento de responsabilidade sobre a preservação da floresta, nos igarapés, com os animais, e foi possível demonstrar que com pequenos gestos e utilizando mecanismos de ações, podemos mudar esse futuro sobre o meio ambiente”, afirma Mello.

O segundo projeto em destaque foi uma visita de estudantes ao Parque da Criança, em comemoração ao Dia do Repórter Fotográfico. Na ocasião, estudantes da Escola Municipal de Educação Integral (EMEI) Dr. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, localizado na Zona Centro-Sul tiveram a oportunidade de conhecer o Parque da Criança no Aleixo, juntamente como o fotógrafo Michell Mello.

A ideia foi realizar uma atividade lúdica com os alunos. Na programação, teve brincadeira com alunos fotografando seus colegas, passeio e informações sobre a importância do profissional que retrata o cotidiano levando informação por intermédio de imagens para jornais, portais revistas, entre outros. Um dos mais impactantes projetos realizados pela Escola, o Prêmio Monóculo de Fotografia deu voz a talentos da Amazônia no ano de 2019, na sua primeira edição.

Para Michell, o Prêmio Monóculo de Fotografia é uma semente de reconhecimento à arte fotográfica produzida no Estado do Amazonas, e vai além do espaço para premiação, envolvendo também o caráter educativo e empreendedor para classe de fotógrafos do Estado. A necessidade de impulsionar a cultura fotográfica no Amazonas para outros nichos de público é o que mais lhe motiva a empreender neste segmento. Durante o prêmio também ocorreram diversas palestras e homenagens a fotógrafos que levam o nome do Amazonas para o mundo.

O último projeto idealizado pela Escola Monóculo já teve três edições em Manaus. O Café Monóculo tem o objetivo de abrir espaço para discussões sobre fotografia com profissionais e amadores, de acordo com Michell Mello, o grupo explicou, durante um papo fotográfico informal, propostas, desafios e ideias produtivas, realizando a interação dos convidados com o público.