A Médica Tricologista, Dra. Luciana Passoni, explica mais sobre os possíveis efeitos do coronavirus para a saúde capilar e dá dicas para cuidar do cabelo em casa
Muitas pessoas relatam que durante a pandemia sentiram um aumento na queda de cabelo e esse relato se intensifica principalmente em homens ou mulheres que foram infectados pela Covid-19. A especialista em saúde capilar, a Médica Tricologista Dra. Luciana Passoni, explica que o coronavirus pode sim provocar queda de cabelo, além de outros fatores internos e externos.
“A queda de cabelo pode ser agravada por estresse, ansiedade e carências nutricionais e também após a infecção pelo vírus da Covid. A infecção pelo novo coronavírus pode provocar uma inflamação generalizada nos folículos pilosos, chamada de Eflúvio Telógeno (aumento visível da queda diária de fios de cabelo, já que o cabelo entra na fase de queda mais rápido do que o normal). Além da inflamação, o estresse também pode ser um fator para a queda de cabelo. Por exemplo, o stress causado pela doença, pelo isolamento social ou até pelo medo da evolução e complicações da doença pode fazer com que cabelo cai excessivamente durante e pós-covid-19”, conta Dra. Luciana.
A médica explica que o tratamento consiste em cessar o processo inflamatório, estimular os fios e, assim, diminuir o processo de queda. “Nos procedimentos, usamos recursos anti-inflamatórios não só no local da queda, como também de maneira sistêmica, aumentando a circulação e oxigenação. Ao notar a queda acentuada, o primeiro passo é procurar um médico especialista para avaliar o seu caso. Só ele pode indicar o melhor tratamento para recuperar a força e frear a perda dos cabelos”.
A Dra. Luciana ressalta sempre que “cada caso é um caso”, e apenas um diagnóstico médico será capaz de determinar qual o tratamento possível, qual será adotado e monitorado.
“Os cuidados podem combinar uma série de procedimentos, como vitaminas e medicamentos via oral, a microinfusão de medicamento (MMP®️), laser capilar, bem como tônicos e shampoos adequados”, complementa a Médica Tricologista.
“Eu tive Covid em junho do ano passado e senti que o meu cabelo caiu muito enquanto eu estava doente e continuou caindo. Senti que ficou mais ralo e sem volume. Fiquei preocupada e resolvi procurar a Dra. Luciana. Comecei a tomar vitaminas e uma medição manipulada. Ainda estou fazendo o tratamento, mas senti uma diferença na queda e no volume”, conta a empreendedora e agente de viagem, Renata Raddi, paciente da Dra. Luciana Passoni.
Não há diferença na incidência de queda de cabelo pós-covid-19 entre homens e mulheres, mas, de acordo com a Dra. Luciana Passoni, as mulheres tendem a procurar ajuda médica com mais frequência do que os homens.
O importante é não fazer a automedicação e sim o acompanhamento com um profissional, pois isso garante a saúde dos fios e ainda evita que você gaste com tratamentos inadequados para o seu caso.
Dicas da especialista: Tratamento preventivo
Cuidar da saúde dos cabelos é muito importante e deve ser pensada diariamente e de dentro para fora. “As células do cabelo precisam de proteínas, além de vitaminas e minerais, para se manterem fortes e saudáveis. Importante lembrar a necessidade do corpo estar sempre hidratado, manter uma alimentação rica em Biotina (gema de ovo, castanhas), Vitamina C (frutas cítricas), Ômega 3 (peixes e linhaça), Silício orgânico (aveia e leguminosas), leite, abacate, espinafre, batata doce, feijão”, explica Dra. Luciana.
A limpeza do couro cabeludo também é muito importante e merece uma atenção especial. “Muitos pacientes citam sensibilidade, aumento na oleosidade é a orientação é lavar todos os dias, usar shampoo para o controle da oleosidade para a diminuição da inflamação do couro cabeludo”, complementa a Médica Tricologista.
Ao perceber alterações nos fios, o indicado é sempre buscar um médico especialista no assunto, ele poderá indicar os tratamentos adequados para ajudar no tratamento da queda e no crescimento dos fios.