Medicina como uma profissão de amor

A especialista em alergia – Imunologia e pediatra aborda sobre a paixão que sente pela medicina

 

A paixão pela medicina fez a médica Paola Dalmácio (CRM-AM 5064), formada pela Universidade do Estado do Pará, seguir especialidades misturadas de amor ao próximo, conhecimento científico, responsabilidade e muita dedicação que foi a Pediatria e a Alergia-Imunologia Clínica. Conheceu a medicina ainda criança ao observar a mãe que trabalhava em farmácia no interior do Pará e que pela precariedade de especialistas na área da saúde, atuava no cuidado de pessoas e animais doentes da região. Com esse ato de amor praticado por sua mãe, cresceu uma grande admiração pela área da saúde e se permitiu ir mais profundo no ramo.

 

“Após chegar a São Paulo, ingressei na residência de pediatria no Hospital Santa Marcelina, conhecido como o Hospital das Clínicas da Zona Leste, devido a grande demanda em atendimento público. A minha dedicação foi tanta, que após concluir os dois anos da residência médica fui contratada para atuar como pediatra no pronto-socorro desta instituição “.

 

Hoje como alergista e pediatra, Paola se sente uma profissional realizada no que faz, buscando sempre a melhoria no diagnóstico e tratamento de seus pacientes , além de demonstrar eterna gratidão a grandes pessoas que lhe ajudaram ao longo do percurso: “Quando viajei pra São Paulo para estudar, levei apenas R$1.000,00, que foi doado pela minha tia-avó (Oscarina), com esse valor me mantive no primeiro mês da residência médica. Agradeço ainda à Dra Wilma Carvalho Neves Forte , chefe assistente da especialidade alergia-imunologia da Santa Casa da Misericórdia de SP, que me ensinou a buscar sempre o melhor para cada paciente atendido. Sou muito grata à população amazonense, pois fui recebida com muito carinho e respeito pelo meu trabalho”.

“É necessário que o ato de cuidar de uma pessoa doente se torne cada vez mais humanizado. Tem que haver amor, dedicação, compreensão e uma boa relação médico-paciente e deste modo a realização pessoal acontecerá e como consequência o sucesso financeiro”.

Atendendo de crianças à adultos a doutora mostra-se preocupada, pelo fato de as doenças alérgicas, principalmente a alergia alimentar vir aumentando de forma alarmante nos últimos anos.

Os testes realizados e/ ou interpretados pela alergista facilitam o diagnóstico das doenças alérgicas, direcionando para um melhor tratamento. “Hoje dispomos de excelentes métodos de detecção em alergia, e um dos métodos mais eficazes é o ImmunoCAP, que é baseado na alergia molecular e isto nos permite o diagnóstico precoce e prevenção da alergia”.

 

Onde encontrar:

Instagram: @paoladalmacio

 

Compartilhe

Artigos Relacionados