A contribuição para a promoção da cultura do diálogo e educação emocional positiva. Esse é o legado que a Defensora Pública, Carol Carvalho, traz sobre todo o aprendizado profissional em gerir emoções, praticar a gratidão e mediar vidas
“Precisamos aprender a gerir as nossas emoções, praticar a gratidão e mediar vidas. A mediação de conflitos é o futuro do direito. E mais que isso, é o futuro da sociedade que pretender resolver seus litígios com base no diálogo e na empatia”.
E assim, a Defensora Pública Carol Carvalho nos inspira do começo ao fim da entrevista. De forma convicta e demonstrando domínio sobre o assunto, ela defende que, muito mais do que protocolizar petições e colecionar números de processos, o direito existe para solucionar conflitos de forma ágil.
Residindo em Manaus/AM há seis anos, a Dra. Carol é um exemplo de mulher empoderada. Uma servidora pública que enxerga o servir a população não apenas como trabalho, mas como uma verdadeira missão. Natural de Salvador, na Bahia, ela possui uma trajetória incrível em sua carreira, desde o momento de sua chegada em terras amazônicas. A mudança começou em 2013: “Não conhecia Manaus, mas, quando estava chegando, em um voo das 15h, olhei da janela do avião e vi aquelas árvores, o encontro das águas. Fiquei completamente apaixonada. Fechei os olhos e falei: Meu Deus, eu preciso passar nesse concurso público e morar nesse lugar! E, assim, tive meu pedido atendido e estou aqui até hoje”, declarou a Dra. Carol, mostrando todo o seu amor pelo Amazonas.
Em sua experiência nas defensorias do interior do estado, a baiana logo se encantou com o povo acolhedor: “Pensei que eu fosse para o interior ensinar, mas, com certeza, aprendi muito mais do que ensinei… empatia, humildade e respeito as diferenças são valores que fortaleci muito depois desse contato diário com os ribeirinhos”. Manicoré, Novo Aripuanã, Boa Vista dos Ramos e Presidente Figueiredo foram algumas das cidades que ela trabalhou e nos faz relatos saudosos do tempo em que atuou em cada uma delas.
Casada com o Juiz de Direito Rivaldo Norões, com quem tem um filho manauara de três anos, ela divide com o marido a paixão pelo direito e a rotina de estudos. “O direito é dinâmico e exige que os profissionais estejam constantemente se atualizando. Ser casada com um homem do direito reforça essa motivação à contínua atualização sobre esse universo”, contou.
“Hoje, sou titular de uma defensoria especializada em conciliação, mediação e outros meios alternativos de resolução de conflitos, aqui na capital amazonense. Estamos desenvolvendo um trabalho muito interessante na área de família, buscando solucionar não somente a questão jurídica trazida pelos assistidos, mas também todas as questões emocionais que circundam o litígio”.
Apaixonada pelo tema, ela nos confessa que nunca parou de estudar: é mediadora de conflitos, consteladora familiar sistêmica, e, além das especializações em Direito das Famílias e Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização pela PUC/RS, é mestranda em Direito e Gestão de Conflitos pela UNIFOR. Em novembro de 2019, participou de um curso realizado na Universidade de Harvard sobre Negociação e Mediação de conflitos, trazendo para Manaus técnicas desenvolvidas e aperfeiçoadas por especialistas com renome mundial nessa área de atuação.
Além da rotina como defensora pública, palestras, estudos e família, ela divulga e ensina sobre o futuro do direito por meio do @mediandovidas, rede social em que publica estudos e casos que serão citados em seu futuro livro, que terá o mesmo nome. A previsão do lançamento é para o segundo semestre de 2021.
Em boa parte do livro ‘Mediando Vidas’, Dra. Carol Carvalho promove conteúdos reflexivos, fornecendo sua contribuição para a promoção da cultura do diálogo e educação emocional positiva. Por fim, relata sua trajetória de vida como Defensora Pública e mediadora de conflitos, dos primeiros meses até os dias de hoje, já com muitos aprendizados, sucesso e conquistas que merecem ser comemoradas. “Eu honro cada história vivida até aqui e me preparo para viver, mediar conflitos, ensinar e ajudar muito mais”, finalizou.
Onde encontrar:
Instagram: @MEDIANDOVIDAS