Maués é um município do interior do estado do Amazonas, a cerca de 270 km da capital Manaus.
Conhecida como a Terra do Guaraná, Maués possui muitas belezas naturais, como rios, lagos transparentes e belas praias.
Em Maués você vai encontrar um dos maiores conjuntos de praias da Floresta Amazônica, que se estendem ao longo do Rio Maués-Açu e atraem muitos turistas durante o verão.
Entre as atrações naturais de Maués, estão: praias, lagos, cachoeiras, sítios arqueológicos, trilhas, reservas indígenas, observação de botos, pesca esportiva, etc.
Seu principal e mais famoso produto é o guaraná, uma planta que produz uma bebida doce muito apreciada pelos locais e que deu origem ao nosso famoso refrigerante de guaraná, consumido no Brasil e no mundo.
Maués é a maior produtora individual do guaraná, bebida símbolo do Brasil, e por isso recebeu o carinhoso apelido de “Terra do Guaraná”.
A cidade preserva as características de cidade do interior, com casinhas coloridas, bem arborizada, limpa e bem cuidada. Seus moradores possuem forte descendência indígena, originária dos índios Sateré-Mawés, e são muito simpáticos e sorridentes. A cidade conta com boa infra-estrutura, com quiosques, calçadão e restaurante na beira da praia.
No orla da cidade tem o CAT – Centro de Atendimento ao Turista que presta informações sobre os passeios e atividades.
Dentro do CAT funciona uma loja de artesanatos.
Maués possui cerca de 60 mil habitantes e seu nome significa curioso, inteligente.
A cidade possui uma das maiores expectativas de vida do país. É um lugar com muitos idosos, as pessoas passam de 100 anos lá com tranqüilidade. Acredita-se que o guaraná tenha influência nessa expectativa de vida, pois os moradores consomem o produto diariamente. E também o fato de se levar uma vida mais tranqüila e sossegada.
Maués possui cerca de 60 mil habitantes e seu nome significa curioso, inteligente.
A cidade possui uma das maiores expectativas de vida do país. É um lugar com muitos idosos, as pessoas passam de 100 anos lá com tranquilidade. Acredita-se que o guaraná tenha influência nessa expectativa de vida, pois os moradores consomem o produto diariamente. E também o fato de se levar uma vida mais tranqüila e sossegada.
O pôr do sol de Maués é um espetáculo incrível. Nos meses de verão o céu ganha um tom alaranjado com o sol ainda bem alto e parece que o sol está bem pertinho da gente.
Quando ir a Maués
A melhor época para curtir as praias é no verão, entre os meses de setembro a fevereiro.
Quem gosta de agito aproveite para visitar a cidade durante o Festival de Verão e a Festa do Guaraná
Como chegar em Maués
Existem duas formas de chegar em Maués, de barco ou de avião.
São 356 km por via fluvial a partir de Manaus. Os barcos saem uma vez ao dia do Porto de Manaus às 17 horas, com exceção dos sábados que sai às 12h. O trajeto varia de 16 a 18 horas de viagem.
De avião são cerca de 45 minutos de vôo.
A outra alternativa é pegar um ônibus até a cidade de Itacoatiara, e depois pegar uma lancha rápida. No total, o tempo de viagem cai pela metade. As passagens são vendidas em conjunto na rodoviária de Manaus.
Guaraná de Maués
O cultivo do guaraná é uma antiga prática da região, descoberta pelos índios Sateré-Mawé, que dão nome à cidade.
O fruto é a matéria-prima do nosso famoso refrigerante de guaraná, consumido no Brasil e no mundo.
Em homenagem ao fruto, todo ano eles fazem a Festa do Guaraná, que acontece na segunda quinzena de novembro é o principal evento do município.
Alguns dos Benefícios do Guaraná são:
Retarda o envelhecimento
Aumenta a energia e o foco
Anti-inflamatório natural
Combate o stress físico e mental
Combate a febre, cãibras e dores de cabeça.
O guaraná possui uma alta dose de guaranina, um estimulante parecido com a cafeína, que age no sistema nervoso combatendo a fadiga e estimulando a atenção e a memória.
Uma das formas de preparo é o famoso Turbinado, uma vitamina feita com o guaraná em pó, amendoim, leite em pó, aveia, abacate, xarope de guaraná, gelo e água. É geladinho e uma delícia.
Guaraná significa “parecido com olhos humanos” e de acordo com a lenda, são os olhos da índia Ceraçaporanga.