A peça que é bastante antiga no mundo fashion, é parte fundamental de um guarda-roupas bem estruturado na atualidade. Além de ultrapassar as limitações de gênero, hoje em dia, é possível também romper as barreiras de estilo, do street ao formal. Confira as dicas da Fernanda Graneiro, Gerente de Imagem e Estilo da Caedu para quem deseja inserir a camisa nas produções do dia a dia e arrasar.
A história das camisas é bastante longa, sua origem oficial é bastante difícil de definir com exatidão, mas sabe-se que a peça figura o guarda-roupas da humanidade há cerca de 5 mil anos! Após períodos de muitas limitações, remodelagens e mudanças, a peça hoje é a verdadeira queridinha das fashionistas de todos os estilos.
Para entender como utilizar a camisa de forma certeira e garantir as melhores produções e harmonizações de looks, Fernanda Graneiro, Gerente de Imagem e Estilo da Caedu dá dicas e revela os segredos por trás da peça mais coringa da moda.
Básico e adaptável
Não é novidade que apostar nos básicos é o segredo para ter o guarda-roupas mais diverso de todos, mas saber estilizar as produções pode auxiliar e criar ainda mais possibilidades de looks. “Quando falamos de ‘básico e adaptável’ o conselho é investir em uma camisa branca de manga longa ou curta. Sim, ela é de fato uma “tela em branco” para produzir looks diferentes à partir dela, seja a opção “sem erro”, com um jeans azul e um salto, ou inovando de forma divertida e utilizando a camisa com amarrações diferentes, transformando-a em cropped.”, pontua Fernanda.
Oversized? Sim, Sim, Sim!
A trend de peças ‘oversized’, ou seja, com proporções maiores, já vem sendo observada por algum tempo na sociedade. Além de ser confortável, a tendência garante às produções muito mais estilo. “Trazer o oversized para o universo das camisas é um verdadeiro acerto! A peça, que historicamente era parte exclusiva do vestuário masculino, ‘casa’ de forma perfeita com a tendência oversized. O segredo para esse estilo pode ser combinar a produção com peças que evoquem a sensualidade, como lingeries à mostra, shorts mais curtos e vestidos. Ainda é possível aproveitar para trazer o modelo em novos ambientes, como a praia utilizando-a como 3ª peça. A dica valiosa para quem ainda tem dificuldades em encontrar camisas nessa tendência, é conferir o setor masculino e selecionar um tamanho maior do que o de costume”, comenta.
Aposte na estampa
Para explorar produções com camisas que não sejam básicas, o segredo é apostar em estampas. “Muitas pessoas não são tão fãs de básicos e tudo bem! As camisas são tão versáteis que permitem criar produções incríveis com peças estampadas. Seja para quem prefere as composições mais sóbrias, como as que possuem listras e são perfeitamente harmonizadas com calças neutras ou para quem adora o conceito ‘fun’ e pode utilizar as estampas de personagens para criar um look mais jovem e leve, que funciona super bem com jeans”, afirma Fernanda.