A sabatina com o automobilista que é também embaixador da ONU vai ao ar às 22h, na TV Cultura.

 

Nesta segunda-feira (24/1), o Roda Viva entrevista o piloto da Fórmula E Lucas Di Grassi, embaixador da ONU para a Qualidade do Ar. O piloto divide seu tempo entre as pistas de corrida e plateias em diversos países, onde dá palestras sobre a importância de se reduzir os índices de poluição do ar – o que pode ser alcançado, entre outras medidas, com os carros elétricos e híbridos. Com apresentação de Vera Magalhães, vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.

Suas iniciativas em defesa da redução nas emissões de poluentes para a atmosfera chamaram a atenção da ONU, que o convidou para representar a entidade em diversos países que sofrem de maneira mais aguda com o problema da poluição, como a Índia.

Em 2016, por exemplo, levou um carro de corridas, não poluente, para acelerar na calota polar ártica. Estudos promovidos pelas Nações Unidas já demonstraram que a calota gelada da Groenlândia não voltará aos níveis registrados ao longo da história e precisa, urgentemente, ser preservada.

Em outra frente de atividades, Lucas Di Grassi é um dos promotores do Zero Summit, evento que reúne ideias e tecnologias destinadas a garantir que, num futuro bem próximo, o planeta esteja mais protegido contra as agressões sofridas nos tempos atuais, como as queimadas e o uso excessivo de combustíveis fósseis.

O Roda Viva conta com uma bancada formada por Alex Dias Ribeiro, ex-piloto de Fórmula 1 e número 1 do ranking dos pilotos brasileiros de 1973; Bia Figueiredo, piloto de automobilismo; Fabio Seixas, comentarista da TV Cultura e blogueiro do UOL; Renata Correia, jornalista especialista em categorias elétricas e apresentadora no canal do YouTube Renata Correia Oficial e Wagner Gonzales, editor e publisher da Revista Curva 3.