Liderança meio ao empreendedorismo

rebeca

Alguns homens veem as coisas como elas são e dizem “Por quê?”. Outros sonham com as coisas que nunca foram feitas e se perguntam “Por que não”? A célebre frase retrata bem o pensamento de um empreendedor de sucesso dos dias atuais. Planejado, líder acima de tudo, mas com uma leve pitada de ousadia. Mesmo com uma situação econômica não tanto favorável no Brasil e no mundo, a economia do estado do Amazonas ocupa a sexta posição a nível nacional, número expressivo e motivador que faz os grandes empresários investirem ainda mais e multiplicarem o seu sucesso. Frente a tudo isso, as mulheres não ficam para trás. Elas estudam, pesquisam, se dedicam e atualmente ocupam cargos tão altos quanto os do universo masculino. Um exemplo de mulher empreendedora é Rebecca Martins Garcia. Amazonense, formada em Economia pela Universidade de Boston (USA), ela lidera uma empresa de componentes eletrônicos no Distrito Industrial de Manaus, contribuindo sobremaneira com o crescimento do Polo Industrial, e consequentemente com a economia do estado. Confira um pouco mais da experiência empresarial desta personalidade e aprenda algumas dicas essenciais para quem deseja começar um empreendimento:

Em que segmento especificamente atua no Distrito Industrial?

Relações Institucionais da GBR, fábrica de componentes, tablets e celulares(Alcatel).

Como você enxerga esse crescimento cada vez maior das mulheres no empreendedorismo?

As mulheres estão cada vez mais se empoderando, ocupando os espaços de poder e na iniciativa privada não poderia ser diferente. Elas já dividem as responsabilidades do lar junto com os seus companheiros, dessa forma se lançando no mercado de trabalho muitas vezes como empreendedoras, construindo seus próprios negócios e driblando a crise.

Que características são essenciais a uma empreendedora de sucesso nos dias de hoje?

Ter uma liderança forte, acompanhar de perto sua empresa e uma pitada de ousadia.

A seu ver qual é a diferença prática entre chefia e liderança?

O chefe dá ordens, o líder conquista e dessa forma tem nos seus liderados um time de pessoas que lutam por um objetivo: o sucesso da empresa.

Que conselho daria para os novos empresários?

Em um momento como esse, cautela é essencial. Iniciar com um projeto de viabilidade econômica é fundamental, nem tudo que reluz é ouro!

E muito trabalho, ninguém faz melhor do que nós mesmos.

Como você enxerga a atual situação econômica do país?

O Brasil, assim como o mundo, vive um momento de muita instabilidade. Medidas impopulares precisarão ser feitas para que possamos voltar a ter um crescimento econômico.

Atualmente qual é a importância do Polo Industrial de Manaus para o Brasil?

O PIM tem grande importância para a economia do país por meio dos impostos recolhidos e sua grande produção. Fora a questão econômica, ele mostrou ser o maior projeto de preservação ambiental no mundo e disso o Brasil não pode abrir mão.

Quais fatores contribuíram para o crescimento da economia do Amazonas chegando a ser uma das maiores do país?

O PIM é o responsável único pelo crescimento da economia do Amazonas no momento em que vivemos. No passado tivemos a borracha e a juta, mas hoje nossa economia é sustentada pela indústria. Precisamos encontrar saídas criativas para o nosso estado, como o turismo por exemplo, que pode ser um grande contribuidor na geração de emprego e renda para os Amazonenses.

Artigos Relacionados