Por Mônica Oliveira
Assim como em outras profissões, é essencial ter um conjunto de habilidades para se destacar no ramo da arquitetura. Uma dessas competências está no ato de saber ouvir e entender os problemas dos clientes para garantir que os sonhos deles saiam do papel. É por isso que, nesta edição da coluna, vamos falar desse talento essencial: a escuta.
Como arquiteta, urbanista e designer de interiores, com especialidade em light design e em arquitetura em espaços assistenciais de saúde, busco sempre me colocar à disposição para identificar o que é mais importante para os clientes no momento em que me procuram. Isso porque minha realização como profissional está no brilho do olhar das pessoas que confiam seus desejos a minha capacidade de torná-los possíveis.
Na hora do briefing (a clássica reunião inicial, tão importante para o nosso atendimento), procuro sempre deixar meus clientes bem à vontade, justamente para ouvir tudo o que anseiam no projeto e dar meu melhor para realizá-lo com o orçamento que eles dispõem.
Quando você tem a capacidade de ouvir e entender seu cliente, consegue desmistificar até mesmo a crença de que os serviços de um arquiteto/designer são caros e desnecessários. Já tive vários casos em que as pessoas contrataram o escritório apenas para reformar um cômodo da casa, mas, logo depois, optaram pela reforma completa, ao perceberem que a obra foi realizada de forma rápida, organizada e ainda gerando economia pela escolha dos materiais adequados e de uma mão de obra qualificada.
O ato da escuta permite detectar quais as principais preocupações dos clientes e, consequentemente, encontrar as soluções, fazendo propaganda positiva do nosso trabalho. Não à toa, temos hoje uma procura maior por parte do público em geral, que já entende a importância de contratar um profissional de arquitetura e design.
Os sorrisos de satisfação dos nossos clientes são garantidos com a elaboração de um projeto personalizado que transforma sonhos em realidade, com agilidade e economia. Felizmente, minhas formações acadêmicas me permitem atendê-los em diferentes áreas, de modo que posso realizar desde os levantamentos e concepção do projeto até a fiscalização da obra. Além disso, ofereço assessoria aos clientes de espaços assistenciais de saúde, para adequá-los perante às legislações dos órgãos competentes.
Na próxima coluna, aguardem por mais um tema especial relacionado a área.
Mais informações pelo Instagram (@arq.kmonica)
Fone: 92- 98195-9867
E-mail: kmonica10@hotmail.com