A parceria dos Cid Salviano é fundamental para garantir o sucesso de quase trinta anos da SVI, empresa em funcionamento na capital desde 1992.

 

Juntos na vida e nos negócios. É assim com a família Cid Salviano, que há quase trinta anos mantém um sonho em funcionamento: a SVI, anteriormente denominada SV Instalações. Criada em 1992 para a realização de projetos e instalações elétricas industriais, a empresa cresceu e apostou no varejo, passando a vender um mix de materiais. Atualmente, possui um portfólio com mais de 75 mil itens cadastrados.

O sucesso é fruto da união entre os membros da família, liderada pelo casal Edmilson Salviano e Vera Nilce Cid. Os filhos Vanessa Laura Cid Salviano, Pedro Salviano Neto, Fellipe Cosmo Cid Salviano e Gleyber Cid Ferreira dão continuidade ao projeto de vida, que conta com duas unidades e mais de 250 colaboradores.

De acordo com Vanessa, seguir o legado dos pais é uma honra. “Vimos muitas e muitas vezes o quanto eles se doavam de corpo e espírito para que os planejamentos saíssem do papel e tivessem êxito. Esse projeto não trouxe somente como foco o crescimento rentável da família, mas sim o crescimento pessoal de todos. Essa base sólida familiar faz com que a continuidade do legado seja passada para próxima geração. É uma sólida cultura de bons valores”, pontua.

A segunda geração da família começou a se envolver com os planejamentos da SVI desde muito novos, presenciando ou trabalhando em diversos setores da empresa, desde o de contagem de parafusos até o gerencial. Vanessa salienta que o fator determinante para que eles se tornassem parte de uma das engrenagens da empresa foi o desempenho, a competência, a eficiência.

“Entre outros fatores cruciais. Tudo isso para que o todo não fosse fragilizado ao posicionar um familiar simplesmente por ser familiar. Sempre temos em mente que não é só a nossa família que está à mercê do sucesso do grupo SVI. Muitas famílias dependem do mesmo progresso. Não estamos nas empresas em prol de objetivos ambiciosos e pessoais, e sim de objetivos de crescimento em conjunto”, detalha.

Segundo Pedro Neto, diferenciar a família da parte empresarial é vital para a longevidade das empresas e dos relacionamentos pessoais. O empresário afirma que a união familiar, mesmo com pontos de vistas diferentes, também é fundamental, pois esse sentimento se transportará para a empresa.

“Muitas vezes, há desafios difíceis, pois você não escolhe o perfil ideal para conviver de um irmão, uma irmã, um tio, uma tia, de primos, de pais. Eles são postos na vida e você aprende a conviver com as diferenças. Assim são as empresas: você não trabalha ao lado do seu melhor amigo e sim ao lado de outros perfis comportamentais, mas aprende a conviver em harmonia, visando um objetivo único. Se as empresas souberem explorar as diferenças e os pontos de vistas distintos, terão a possibilidade de captar mil e umas oportunidades de melhorias”, assevera.

Sucessão

Os irmãos Cid Salviano:Pedro, Fellipe e Gleyber
Os irmãos Cid Salviano:Pedro, Fellipe e Gleyber – Foto: Alexandre Stone.

Dar continuidade a um legado de sucesso exige bastante responsabilidade. Conforme levantamento da consultoria Price Water House Cooper (PwC), 75% das empresas familiares fecham as portas após serem sucedidas pelos herdeiros. Ciente do desafio, Fellipe afirma que, para garantir a prosperidade das empresas ao longo de gerações, os sucessores precisam pensar em toda a equipe envolvida.

“Relembrando uma frase de um grande empresário de sua época, Henry Ford: ‘Você poderia tirar de mim as minhas fábricas, queimar os meus prédios, mas se me der o meu pessoal, eu construirei outra vez todos os meus negócios’. Pensar em uma sucessão empresarial é pensar não só nos filhos, netos, bisnetos, mas também nos colaboradores, que fazem com tenhamos sempre sucesso, que vestem a camisa da empresa. Ter dinheiro, posses, conhecimento, entre outros fatores, não tornam uma empresa a número um e sim as pessoas que nelas estão”, ressalta.

Atualizações e Novidades

Aprimorar os processos da SVI também está na lista de prioridades que garantem o crescimento da empresa. Segundo Gleyber, o Grupo está sempre em contato com especialistas em consultoria para buscar melhorias, vantagens competitivas e fortalecimento dos pilares empresariais. Prova disso foi quando a SVI diversificou sua atividade, passando a atuar na área comercial a partir de 1996. A mudança permitiu que os negócios alavancassem mais ainda.

SVI Instalações
SVI Instalações: Foto: divulgação.

Atualmente, a SVI conta com a consultoria da Fundação Dom Cabral, que já acompanha a empresa há dois anos, deixando-os atualizados sobre as novas tendências e tecnologias do cenário externo. “Como se observa da famosa frase atribuída a Charles Darwin, que nunca foi dita por ele, mas não deixa de ser verdadeira, especialmente para o mundo empresarial: ‘Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças’. Adaptar-se rápido ao mercado é uma das maiores estratégias comerciais que se pode ter, porém, essa adaptação só é eficiente se a empresa estiver bem direcionada e aconselhada, tendo como base seu planejamento estratégico e usando ferramentas ágeis”, destaca.

Quanto às novidades, a família prefere trabalhar em segredo. De acordo com os responsáveis pelo grupo familiar, a SVI pretende trabalhar com várias linhas de foco, colocando os clientes no centro dos projetos e gerando mais diferenciais e experiências para o mercado do Amazonas.

Instagram: @svinstalacoes