Aproveitar o tempo junto com os pequenos, além de ser uma delícia, é fundamental para a construção e o fortalecimento dos laços da família, tão importantes para o desenvolvimento emocional durante a infância. Aí vale de tudo, cozinhar juntos, assistir a um filme, jogar com o pequeno seu videogame favorito, ir ao parque da cidade, andar de bicicleta ou um momento de leitura, por exemplo. E falando em momento de leitura, por que não reinventá-lo para torná-lo ainda mais gostoso e divertido? Pensando nisso, preparamos dicas incríveis para você e seu pequeno aproveitarem um delicioso piquenique literário!   

dicas para preparar um piquenique literário em família.

1. Escolha o local

Sabe aquele parque da cidade que vocês adoram passear? A praça do bairro, a chácara da vovó ou até mesmo o quintal de casa! O ideal é ser em um lugar que vocês gostem, se sintam confortáveis e, de preferência, ao ar livre! 

2. Fique de olho no clima

Bom, como a ideia aqui é levar o momento de leitura para fora de casa, é importante ficar de olho na previsão do tempo. Afinal, ninguém merece um piquenique literário debaixo de chuva, não é? Por isso, se o tempo fechar, vale alterar o dia ou procurar algum lugar com área coberta para não ter surpresas. 

3. Prepare os quitutes 

Piquenique que é bom tem toalha xadrez e uma cesta cheia de quitutes deliciosos. No piquenique literário não é diferente! Portanto, vale preparar aquele bolo de cenoura favorito da criançada, comprar pãezinhos recheados, rosquinhas, biscoitos, iogurtes, frutas e tudo o mais que tiverem direito. E não se esqueçam de se hidratar: sucos, água de coco e, claro, água sempre!

4. Escolha os livros

Mas nem só de quitutes se faz um piquenique literário. Afinal, se é literário tem que ter livro! E a hora de escolher os livros pode ser uma ótima oportunidade para você conhecer os gostos e livros favoritos do seu pequeno. Definir a quantidade e os títulos que levarão ao piquenique pode ser mais divertido do que você imagina. 

5. Divirtam-se!

Bom, depois do lugar definido, previsão do tempo checada, quitutes preparados e livros escolhidos, chegou a hora de se divertir! Aí não tem regra… Vale comer e depois contar histórias, contar histórias e depois comer ou comer contando histórias. Vale pais contando para os filhos, filhos lendo para os pais. O importante é que esse seja um momento agradável e repleto de carinho, diversão, literatura e, claro, boas risadas! <3 

Fonte: https://leiturinha.com.br/