INFLUENZA 2019

Conhecida popularmente como gripe, é uma enfermidade respiratória causada pelo vírus da influenza. Existem  dois tipos principais desse vírus causadores da gripe: tipos A e B responsáveis pelos surtos que ocorrem durante a sazonalidade da mesma, ou seja, é uma doença infecciosa respiratória, que tem maior incidência em períodos de menores temperaturas ou de chuvas. O vírus da Influenza  pode ser dividido em sub-tipos dependendo dos genes que compõe a sua superfície proteica,  sendo assim em uma época sazonal da doença. Podemos contrair os tipos A, B e seus sub-tipos circulantes. 

Estamos desde a segunda semana de fevereiro deste ano vivenciando um período de maior circulação do vírus  Influenza A (H1N1), em nossa cidade, causador de uma Síndrome Respiratória Aguda Grave levando pessoas a óbito. 

O vírus da gripe se propaga através do contato com secreções das vias respiratórias de pessoas contaminadas, desta forma para nos prevenirmos, é muito importante tomarmos algumas medidas que são elas:

1. A vacinação, um dos meios mais eficazes de proteção;

2.Evitar contato direto com pessoas doentes;

3. Lavar as mãos com água e sabão, uso de álcool em gel para limpeza das mesmas;

4. Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar usando sempre o antebraço;

5. Evitar coçar olhos e nariz;

6. Evitar aglomerações;

7. Manter ambientes arejados e superfícies que podem estar contaminados sempre limpos.

Os sintomas de uma gripe são diferentes de um resfriado comum, incluindo: febre (geralmente alta), dor de cabeça intensa, calafrios frequentes, cansaço extremo, dor de garganta (leve a moderada), dores musculares intensas assim como ardência nos olhos. 

Na grande maioria dos casos o tratamento é sintomático, porém, ao se notar a exacerbação destes sintomas, é necessário ser avaliado por um profissional para a melhor condução.

Para os casos de maior gravidade existe tratamento com uma medicação antiviral o TAMIFLU (medicamento seletivo para o tratamento de Influenza). 

Todos os anos temos vírus da influenza circulando pelo mundo a fora, é necessário mantermos a vacinação contra gripe em dia, ou seja, todos os anos devemos nos vacinar, isto devido aos subtipos de vírus influenza A e B circulantes, assim  é feita a recomendação pela OMS (Organização Mundial de Saúde) das vacinas a serem utilizadas para cada temporada. 

Por: Dra. Amanda Alecrim de Souza CRM-AM 5846

Onde encontrar: VACINAR MANAUS

Rua: Acre, nº 01, Qd 36- Vieiralves, Manaus

(92) 3584-3600

www.vacinarmanaus.com.br

Instagram:

@aalecrim

@vacinarmanaus

Artigos Relacionados