Festival em formato digital acontece de 9 a 13 de junho e circuito de galerias de 8 a 12 de junho.
A Iguatemi Empresa de Shopping Centers, incentivadora da arte e da cultura, tem o prazer de, há mais de 14 anos consecutivos, apoiar e patrocinar uma nova edição do mais importante evento do setor na América Latina: a SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo. Pelo segundo ano, o evento apresentará uma versão digital gratuita SP-Arte Viewing Room que será realizada de 9 a 13 de junho no site www.sp-arte.com.Já entre os dias 8 e 12 de junho, acontece de forma paralela a Gallery Week, circuito de eventos que inclui visitas presenciais às galerias, promovido em parceria com a ABACT – Associação Brasileira de Arte Contemporânea.
Nesta edição da SP-Arte Viewing Room, será possível navegar por projetos expositivos desenvolvidos especialmente para o ambiente digital. A programação reúne mais de 115 expositores, como galerias de arte e design expoentes do mercado nacional e internacional, além de projetos artísticos independentes. Entre os destaques estão: Artespacio no Chile; AM Galeria de Arte em Belo Horizonte; Alex Rocca em Curitiba, Cassia Bomeny Galeria no Rio de Janeiro, Em Museo na Colômbia e Espanha, Etel em São Paulo, Matias Brotas em Vitória, entre outros.
Durante o Gallery Week, as galerias que fazem parte da programação estarão abertas das 11h às 19h, realizando diversas atividades, como visitas guiadas, conversas com artistas e curadores, talks virtuais e intervenções urbanas. Com o objetivo de promover uma retomada gradual e segura do mercado de arte, os encontros presenciais serão realizados mediante agendamento prévio, respeitando os protocolos de segurança. Em todas as visitas será obrigatório o uso de máscaras, distanciamento indicados e restrições de capacidade de público.
Entre as galerias participantes da Gallery Week estão: Nara Roesler com a exposição “Propriedad del Estado” de Marco A. Castillo; Galeria Kogan Amaro com “A Beautiful Image”; Galeria Jaqueline Martins com “Rafael França: Réquiem e vertigem”; VERVE com o projeto “Samba Exaltação”, ArteFormatto com a exposição coletiva “Abstração e Materialidade”, entre outras.
Ao longo da semana, a Iguatemi irá apresentar os destaques do evento durante o #IguatemiDaily – curadoria de conteúdos digitais da rede – nos perfis do Iguatemi São Paulo e JK Iguatemi.
A SP- Arte é um festival internacional de arte contemporânea, que acontece em São Paulo desde 2005, e é um dos mais importantes eventos do mercado global. Se estabelece hoje como uma dinâmica plataforma de intercâmbio cultural e artístico entre curadores, colecionadores, artistas, renomadas galerias, obras e admiradores das artes.
Programação atividades digitais
Conduzidas pelos próprios artistas e idealizadores de projetos, as visitas guiadas trazem ao visitante a oportunidade de se aproximar de exposições coletivas e individuais de galerias distintas.
A Mul.ti.plo Espaço Arte proporciona uma visita online à exposição “O Real Resiste” comentada pelos idealizadores do projeto Manuela Müller e Maneco Müller. A mostra apresenta 30 gravuras das imagens concebidas para os cartazes do tipo “lambe-lambe” utilizados em intervenção urbana realizada no Rio de Janeiro, em 2020. Na ocasião, diversos artistas espalharam mensagens pela cidade, num ato de reafirmação da arte e da vida. A visita acontece ao vivo, no dia 8 de junho, às 11h, no Canal do YouTube da Mul.ti.plo Espaço Arte.
A Casa Aura abre suas portas para uma visita online e conversa com os artistas integrantes da mostra coletiva realizada especialmente para o SP-Arte Viewing Room. Entre os convidados, estão Talita Hoffmann, Renato Custodio, Alex Rocca, Amanda Mei e Luciana Paiva. O evento acontece dia 9 de junho, às 12h, via Zoom (https://us02web.zoom.us/j/85275925879)
Com o intuito de manter os vínculos e a interlocução com a produção artística, a Matias Brotas Arte Contemporânea traz pela segunda vez ao SP-Arte Viewing Room, o Conexões MBac com uma programação de lives exclusiva. A abertura, no dia 8 de junho, conta com a participação de Lara Brotas e Felipe Feitosa. A conversa acontece às 17h, no canal de Youtube da Galeria.
A artista Maria Fernanda Paes da Barros da Yankatu conversa sobre cultura indígena e arte contemporânea com Arassari Pataxó (liderança indígena), Adriana Fontes (psicanalista), Marc Pottier (curador) e com mediação de Juliana Victorino. O bate-papo acontece dia 11, às 17h30, no zoom (https://zoom.us/j/96962611950?pwd=bUNYaDZVM3kreVVuQVFERjVGMmFFZz09 Meeting ID: 969 6261 1950 Passcode: DQ5Xkn
Estreante na Feira, O Pequeno Colecionador, grupo formado por Artur Lescher, Mariane Klettenhofer e Paula Azevedo com a proposta de pensar sobre a arte e a experiência do brincar em suas diversas formas, histórias e culturas, irá apresentar em seu Instagram a série “Brincar sem brinquedo / Lembranças da infância”, com diversas sugestões de brincadeiras.
Programação visitas e aberturas presenciais Gallery Week
Com grupos pequenos e sob os protocolos de segurança e saúde contra a pandemia, o Gallery Week oferece uma série de visitas guiadas e promove aberturas de exposições de galerias de arte que fazem parte da Feira.
Dando início ao circuito, a Nara Roesler inaugura a exposição “Propriedad del Estado” de Marco A. Castillo. A exposição traz ao público brasileiro a mais recente pesquisa de Castillo, resultado de seu interesse pela utopia dos designers e arquitetos do movimento modernista em Cuba, em atuação desde a década de 1950, anos iniciais da Revolução Cubana. A visita acontece dia 8 de junho, às 11h.
No mesmo dia, às 15h, Bruno Miguel acompanha os visitantes por sua primeira exposição na Galeria Kogan Amaro. “A Beautiful Image” discute a imagem através de pinturas que se apropriam de materiais do universo doméstico e de objetos de consumo.
Apresentando o Projeto Fachada com a peça neon “YOUTOPIA”, do artista Alê Jordão, a Choque Cultural inaugura seu novo espaço expositivo no dia 8 de junho, às 17h, no Jardim Paulista.
A Galeria Jaqueline Martins promove visita guiada à exposição “Rafael França: Réquiem e vertigem”. A mostra celebra o artista apresentando seus trabalhos e buscando estabelecer diálogos com produções de alguns artistas de sua geração e também das gerações anteriores e posteriores, no Brasil e no exterior. A visita acontece dia 8 de junho, às 11h.
No mesmo dia, às 11h, o designer Rodrigo Silveira abre o seu ateliê, localizado em um galpão na Barra Funda, para mostrar aos visitantes o processo de execução de suas peças. Será possível agendar uma visita ao longo do Gallery Week.
A Quadra, galeria estreante no Viewing Room, promove a visita virtual pela exposição “Brisa”. A mostra pop-up apresenta retrato parcial e afetivo de uma nova geração de pintores: Ana Cláudia Almeida, Elvis Almeida, Flora Rebollo, Guilherme Ginane, Marcelo Pacheco, Matheus Chiaratti, Thomaz Rosa e Yasmin Guimarães. O tour acontece dia 9 de junho às 11h.
A ArteFormatto inaugura no dia 10 de junho, às 11h, a exposição coletiva “Abstração e Materialidade”, com obras dos artistas Adriana Vignoli, Anna Paola Protasio, Graziela Guardino, Manoela Medeiros, Marcos Cardoso, Renato Leal, Romain Dumesnil, Silvia Mecozzi, Suzana Queiroga, Valéria Costa Pinto, Jean Araújo e Marcelo Pacheco.
Com uma proposta inovadora, a VERVE junto ao artista Felippe Moraes convida o público para uma caminhada percorrendo as instalações em neon do projeto “Samba Exaltação”, que vem povoando o centro da cidade de São Paulo desde o Carnaval de 2021. A visita acontece dia 12 de junho, às 11h, com trajeto pela Biblioteca Mário de Andrade, o Edifício Louvre (Av. São Luís), o Vale do Anhangabaú e a Estação da Luz.
Também estreante na Feira, a Carmo Johnson Projects inaugura no sábado, dia 12, às 12h, a mostra “Tudo é perigoso. Tudo é divino, maravilhoso”, uma coletiva com pinturas de Bruno Novelli e o coletivo MAHKU (Movimento dos artistas Huni Kuin).
Para a visita guiada à exposição “Tempo”, de Gonçalo Ivo, na Simões de Assis, os participantes serão conduzidos por Julia Lima aos dois andares da galeria, acompanhando o percurso do artista e sua exibição inédita em São Paulo, que reúne aquarelas, pinturas e esculturas. A ação acontece dia 12 de junho, às 13h.
Introduzindo sua exposição individual “Lazy Bones”, Toby Christian, representado pela Casanova [C.A.M.A], realiza uma intervenção urbana que ocupará o quarteirão da Alameda Lorena, Alameda Ministro Rocha Azevedo, Rua Oscar Freire e Rua Padre João Manuel. A ação acontece no dia 12 de junho, às 11h, como um prelúdio para a sua próxima mostra, que inaugura dia 19 de junho.
As visitas presenciais às galerias são limitadas e requerem agendamento prévio. Todas as visitas devem ser realizadas respeitando o uso de máscara, distanciamento social e utilização de álcool gel.