Homens: previnam-se

Pós-graduado em infertilidade masculina, com mestrado pela Universidade Federal do Amazonas e professor titular na disciplina de urologia da Ufam, o Dr. Flávio Antunes ( CRM-AM 4851) revelou muito sobre o assunto em uma rápida entrevista para a Em Visão. Confira!

Homens devem realizar check-up anualmente, isso é fato.  De acordo com sua experiência, quais são os maiores assombros dos homens quando eles procuram o médico? 

Alguns homens, apesar de muitas campanhas de esclarecimento terem sido realizadas nos últimos anos, ainda têm preconceito em realizar o exame de toque retal. Na prática, o que se observa é que após realizarem o exame, percebem que o seu receio não tinha razão de ser, trata-se de um exame que é bem rápido e traz apenas um desconforto leve.

Por que o alerta é mais direcionado aos que possuem idade a partir dos 40 anos?

A partir dos 45-50 anos existe uma maior incidência do câncer de próstata, por isso os homens devem iniciar seu acompanhamento a partir desta idade. O exame de toque retal dura em torno de 20 segundos, não é doloroso. O objetivo de se realizar o exame preventivo do câncer de próstata é de fazer o diagnóstico em fases iniciais.

O exame tem algo a ver com mudanças fisiológicas? 

O objetivo de se realizar o exame preventivo do câncer de próstata é de fazer o diagnóstico em fases iniciais. Quando o homem não realiza este exame de forma preventiva (antes de ter sintomas) ele pode ter a doença e fazer o diagnóstico somente em fases avançadas, diminuindo muito a chance de ficar curado. Um dos principais problemas do homem no trato de sua saúde é que muitas vezes vai adiando a decisão de ir ao médico.

 De que forma a mulher pode interferir nesse processo de prevenção?

 As mulheres têm papel relevante em levar o homem ao médico, na maioria das vezes elas são responsáveis por levar o filho, irmão, pai, esposo.

Onde encontrar: Urocentro – Rua Fortaleza, 521, Adrianópolis. 

Tel:99254-3035

Instagram : @urocentromanaus

Compartilhe

Artigos Relacionados