O Dia do Pediatra é comemorado em 27 de julho por ser o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, em 1910. A Em Visão homenageia estes profissionais que, além dos conhecimentos técnicos necessários para os cuidados de crianças, de recém-nascidos até a adolescência, também se dedicam ao cuidado adequado e humanizado dos pais ou responsáveis pelas crianças.
A pediatria nasceu em 1722, na Suíça. Brotou da aguçada percepção do médico Theodore Zwinger, professor da Faculdade de Medicina de Basileia. Ele notou que os sinais e sintomas de uma mesma doença que acomete tanto a criança como o adulto são diferentes na forma e no conteúdo. Criança não é, pois, miniatura do adulto, é um ser em formação. O mestre foi bem criativo, inclusive no título da obra que publicou, Paedoiatreia — as doenças na infância. Daí a palavra “Pediatria”.
Ser Médico Pediatra significa que ter uma missão: todos foram incumbidos de cuidar de uma joia – as crianças deste país; foram chamados a garantir a transição qualificada através do cuidado da criança para que desenvolva todo o seu potencial inato. São guardiões e construtores de pontes, pois cuidar da criança e do adolescente é ter essa perspectiva.
Vossa especialidade é única. É um privilégio. Não podem descurar dessa característica singular.
Todos lidam com seres em crescimento e desenvolvimento. São auxiliares das famílias no propósito de cuidar dessa “benção” – os filhos. Perante a Sociedade tem o papel de promover o cuidado e a saúde, sob todas as formas e ângulos, desse ser, apesar das dificuldades crescentes.
No dia do Pediatra, nossa palavra é de Incentivo, de Chamamento, de Parabenização. A quem muito se dá, muito se pede. Essa é a vossa responsabilidade. E nós prestamos essa singela homenagem a seu dia.
Parabéns aos pediatras e às pediatras pelo seu árduo trabalho e importância na saúde.
Feliz Dia do Pediatra!