A data foi oficialmente criada para refletir sobre a natureza e agradecer pelo Planeta que habitamos.
Em 5 de junho, é comemorado do Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data para refletir sobre a natureza e agradecer pelo Planeta que habitamos. O marco foi instituído pela ONU, em 1972, com o objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.
Foto:reprodução/pensamentoverde
Porém, o momento não é de muita celebração… estamos em uma situação pandêmica, onde as autoridades têm flexibilizado desmatamentos, queimadas, uso de agrotóxicos, em prol do lucro, maximizando a problemática da Covid-19 e criando uma crise política e ambiental no Brasil.
Dado o cenário, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, PNUMA, promove uma série de lives e encontros virtuais na data, para lembrar da importância do dia e conscientizar as pessoas sobre o momento que estamos vivendo e o que podemos fazer em relação a isso.
Segundo um estudo feito pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Brasil, uma iniciativa do Observatório do Clima, o Brasil vai na contra mão mundial no que diz respeito as diminuições de gases do efeito estufa – um dos maiores causadores do aquecimento global.
(Reprodução/Animal Equality Brasil/Casa.com.br)
“Com recordes de desmatamento, o país deve aumentar de 10% a 20% das emissões. A diminuição da atividade na indústria, no transporte e na geração de energia por conta do isolamento social atual acaba sendo pequena por aqui, comparada com a questão ecológica”, afirma engenheiro florestal Tasso de Azevedo, que coordenou o levantamento.