A história de um homem de sucesso chamado Wenderson Monteiro.

 

Trabalhe duro ou volte para casa”. É essa a frase que melhor representa Wenderson Monteiro, Superintendente da Fundação Nacional de Saúde no Amazonas (Funasa), órgão responsável em promover a inclusão social por meio de ações de saneamento para prevenção e controle de doenças e formular e implementar ações de promoção e proteção à saúde. Em 2021, a Fundação comemora três décadas de serviços prestados à saúde pública.

À frente do cargo desde 2015, Monteiro deixa claro que, apesar de desafiadora, a missão também é bastante gratificante. No âmbito de suas atribuições, o superintendente deve prestar apoio técnico e/ou financeiro no combate, controle e redução da mortalidade infantil e da incidência de doenças de veiculação hídrica ou causadas pela falta de saneamento básico e ambiental. “Amar o que você faz torna tudo mais fácil e prazeroso. E eu amo trabalhar melhorando a vida dos que mais precisam de saneamento básico”, enfatiza.

Wenderson Monteiro
Wenderson Monteiro – Foto: Alexandre Stone.

Antes de se colocar à disposição da sociedade, Monteiro era empresário em Brasília (DF). Em 2011, foi convidado a fazer parte do governo do Distrito Federal como subsecretário de Estado, dando início a sua carreira de prestação pública. Já em 2015, assumiu o cargo de superintendente da Funasa no Amazonas, tendo atualmente sob sua liderança regional aproximadamente 160 servidores e colaboradores. “Aceitei a missão por saber que a universalização do saneamento é um desafio de todos”, salienta.

Nesses seis anos trabalhando no Amazonas, com várias visitas técnicas presenciais às comunidades rurais do Estado, Monteiro acumula muitas experiências enriquecedoras. Uma das que mais marcaram sua trajetória foi no dia em que foi entregar uma Melhoria Sanitária Domiciliar (Banheiro da Funasa) e encontrou um senhor de 68 anos que sofria de hérnia de disco. “Ao perguntar sobre a importância dessa obra para sua família, ele respondeu: ‘eu moro só, no meio do nada, há vários anos. Esse é meu primeiro banheiro e Deus ainda me deu com barras onde eu possa me apoiar’. O banheiro tinha acessibilidade. Quase sete décadas se passaram para que ele pudesse ter acesso a um simples banheiro. Esse é o nosso desafio diário”.

Batalhas e Aprendizados

Em meio ao enfrentamento da maior crise sanitária mundial da atualidade, a pandemia da Covid-19, os desafios foram maiores, de acordo com o Superintendente, mas renderam diversos aprendizados. “A pandemia da Covid-19 modificou a rotina de toda a sociedade e impactou a cada um de forma distinta e singular, levando-nos a experiências e reflexões sobre o quanto dependemos um do outro. Tivemos que trabalhar ainda mais para diminuir o impacto da falta de saneamento básico em vários locais, que dificultam o controle da pandemia no nosso país. Ficou latente a importância da missão institucional da Funasa em todo o Brasil”, pontua.

De acordo com Monteiro, ter um time comprometido faz a diferença no trabalho. O superintendente deixa claro que sua equipe é uma das melhores com quem já trabalhou, em mais de uma década como gestor público, e responsável por impactar mudanças na vida de diversas pessoas. “Consigo olhar para os desafios do futuro confiante que o saneamento básico, em especial a água potável, será uma realidade de todos”.

Wenderson Monteiro
Wenderson Monteiro – Foto: Alexandre Stone.