Por Géssica Rocha Fernandes, psicóloga.
A hipocondria é uma preocupação irracional com a saúde a qual está associado à ansiedade. Geralmente se desenvolve durante a vida adulta e os sintomas incluem medo intenso e prolongado de ter uma doença grave e preocupação de que sintomas pequenos indiquem algo grave. A pessoa pode consultar ou mudar de médico com frequência sempre em busca de algo negativo em sua saúde por estar sentindo alterações em seu corpo.
A ansiedade por sua vez, é uma preocupação excessiva, persistente e que gera medo de situações cotidianas. Ansiedade é um estado normal do ser humano, porém quando ela aparece em excesso, alterando a rotina do indivíduo, o corpo entra em estado de alerta, daí começa a virar um transtorno de ansiedade que cauda dificuldades em elaborar e desenvolver atividades cotidianas, causando prejuízos na saúde mental. O transtorno de ansiedade, pode se manifestar com sintomas de respiração rápida, taquicardia, sudorese, sensação de desmaio, pânicos, tremores e outros desconfortos físicos. Os sintomas e ansiedade assemelham-se muito com os da síndrome de pânico, característica que torna esta patologia difícil de se diagnosticar.
Como tratar?
Depois de entender o que é hipocondria e os seus sintomas, precisamos conhecer sobre o tratamento de pacientes com Transtorno da Ansiedade de Doença. Ele é feito por uma equipe multidisciplinar e irá variar de acordo com cada caso e cada contexto em que o paciente é inserido.
Um dos tratamentos incluí e é extremamente recomendado o acompanhamento psicoterapêutico com Psicólogos por meio da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), onde tem trazido resultados fantásticos no tratamento de pacientes hipocondríacos.
Através da TCC, o terapeuta procura estimular o paciente a desenvolver um repertório comportamental realmente funcional e saudável. Para isso, são investigadas as crenças centrais, intermediárias e os pensamentos automáticos construídos ao longo da vida do paciente para, aos poucos, ajudá-lo a ressignificar as emoções e sentimentos que estão envolvidos.
A mudança do repertório comportamental é uma consequência, visto que o paciente consegue entender o que é hipocondria e perceber que aqueles medos que ele sentia não tem a força que imaginava. Assim, é possível definir novos comportamentos que produzam menos ansiedade e medo àquele paciente, devolvendo uma qualidade de vida a ele.
CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA
ONMENTAL ESPAÇO TERAPÊUTICO
Profissional: Géssica Rocha Fernandes
PSICÓLOGA
CRP: 20/ 06469
Especialista em Psicologia Clínica
Especialista em Psicologia Hospitalar
Especialista em Psicologia Educacional