Foto: Dra. Adria Farias

Hidronefrose Antenatal

A hidronefrose é uma alteração renal que consiste na dilatação do sistema coletor, causando um inchaço no rim devido à dificuldade de escoamento da urina.

É comumente diagnosticada ainda no pré-natal através da ultrassonografia obstétrica que nos dá informação de alteração do sistema urinário do bebê.

Acomete até 5 % das gestações sendo mais comum nos meninos. Perante a suspeita de hidronefrose é necessário repetir a ultrassonografia após o nascimento.

 

Foto: Divulgação

 

Entre as principais causas são estenose da junção ureteropiélica, refluxo vesicoureteral e válvula de uretra posterior, entre outras. É importante observar a diurese, inclusive a força do jato urinário e se a criança vai apresentar sintomas de infecção urinária.

A maior parte das hidronefroses vão ter resolução espontânea, no entanto, para qualquer grau de hidronefrose é necessário a avaliação com o urologista pediátrico para que seja determinado o tratamento para cada caso. Deve-se realizar ultrassonografia das vias urinárias, para confirmar e classificar o grau de hidronefrose. A partir do resultado da ultrassonografia irá ser decidida a conduta necessária.

 

ONDE ENCONTRAR:

Dra. Adria Farias (CRM-AM 7684)

Cirurgia e Urologia Pediátrica

Instagram: @draadriafarias, @clinicapedmoleque, @clinicadicrianca, @hospitaladventistademanaus

 

Compartilhe

Artigos Relacionados