Todas as gestações são diferentes. Talvez ainda não tenha surgido certas dúvidas em muitas mulheres. Durante esta etapa são vividos momentos intensos, dos quais a maioria nunca foi experimentado. Tanto a saúde física quanto a emocional e mental se modificam, mas as relações também podem ser afetadas. Em todo caso, o que preocupa a maioria das grávidas é o bem-estar de seu bebê. A Dra. Cristiane Pacheco nos respondeu algumas perguntas sobre o tema. Acompanhe.

 

A amniocentese tem risco na gestação?

Trata se de um procedimento médico, exame de coleta de pequena quantidade de líquido amniótico com uma agulha guiado por ultrassonografia. Aspira-se cerca de 20 ml de líquido que é encaminhada pro laboratório a fim de analizar cariótipo ou ainda anemia fetal, maturidade pulmonar fetal, doenças gênicas e até paternidade.

É um exame relativamente seguro, contudo sempre bom explicar, inclusive com termo de consentimento informado assinado, sobre o risco aumentado( cerca de 1%) de a bolsa romper, bem como outras complicações mais raras como hemorragia e infecções.

 

Exercícios para fazer e se sentir melhor durante a gravidez?

Geralmente aconselhamos exercícios de baixo impacto, como pilates, hidroginástica, no entanto se a grávida já tem hábito de atividade, como academia/musculação ela pode continuar com menos carga e orientação profissional. outra atividade bem procurada é a yoga que ajuda a respirar e acalmar tanta ansiedade da gestação.

 

Coisas que seu bebê ama no útero?

O bebê costuma fazer dentro da barriga, tudo que faz fora, e eles adoram fazer coisas como: bocejar, chupar os dedos, sorrir, fazer xixi, muitos movimentos, bem como dormir bastante, ouvir música, comida… Sempre ficam felizes depois de um docinho por exemplo.

 

O que fazer ou saber sobre amamentação?

Não achar que o leite é fraco;

Amamentar em ambiente não tranquilo, com muito barulho ou gente ao redor;

Não se atentar para ” pega” correta;

Amamentar com bebê sonolento;

Neste momento converse com ele, é importante prestar atenção, interagir e fortalecer o vínculo;

Desprender se do tempo de mamada, não há regra de tempo, cada bebê tem sua necessidade, livre demanda;

Dar outros bicos como chupeta e mamadeira, os bebês podem fazer confusão de bicos;

Usar cremes ou loções nos seis podem causar estranheza no paladar do rn;

Cuidados com alguns alimentos ou medicações usadas, muitos passam através do leite e podem não cair muito bem na digestão do bebê;

Falta de confiança na sua capacidade de amamentar, acredite!

 

 

Onde encontrar

Ed. Cristal Tower 18°andar

Av. Jornalista Umberto Calderaro Filho n°455

Sala 1817. Adrianópolis

Fones: 92- 3236-6331 / 3221- 1560

Instagram : cristiane_pacheco