Leandro Borges Peçanha – Fisioterapeuta/Professor de Educação Física
Como profissional de saúde e por toda informação que venho lendo, acredito que nesse momento que estamos vivendo é fundamental manter a calma e se informar através de fontes seguras. Em relação à Fisioterapia, é importante interromper os tratamentos para pessoas de grupos de risco, e no caso de pacientes com baixo risco, somente os que estiverem com quadro muito intenso de dor e que não residam com pessoas que estão no grupo de risco.
O ideal é buscar informações com o seu fisioterapeuta para saber se há algo que possa ser feito em casa para aliviar a dor e impedir que o problema evolua.
Em relação às pessoas saudáveis é sempre importante estar em movimento, isso ajuda a manter o corpo saudável e o sistema imunológico forte. Minha sugestão é buscar orientação com seu professor de educação física de confiança, pois ele é a melhor pessoa para orientar sobre o que fazer de atividade física nesse período. Caso não tenha, alguns profissionais como eu estão dando treinos à distância por meio de videoconferência.
A maioria das pessoas não sabe que com a orientação de um bom profissional é possível fazer um excelente treinamento com coisas simples que todos temos em casa. O exercício físico é fundamental para diminuir a ansiedade nesse momento do Covid-19 e aproveitar melhor o tempo em casa.
“A imaginação é a metade da doença, a tranquilidade é a metade do remédio, e a paciência é o começo da cura” (Ibn Sina 980 -1037).
Assessoria EmVisão