O engenheiro Rennan Silva fala sobre sua trajetória no setor de construção civil com a empresa João de Barro Construções e como o apoio da esposa foi fundamental na jornada.
Conhecido por construir ninhos resistentes feitos de barro, com um formato característico que lembra um forno, o pássaro João de Barro foi o símbolo escolhido pelo empresário e engenheiro civil Rennan Silva para dar nome à empresa que comanda há cerca de cinco anos: a João de Barro Construções.
Como o nome bem indica, a empresa se especializou no setor de construção e reformas em geral, tornando-se, ao longo dos anos, uma referência no mercado. A novidade é que agora, ela própria passa por uma reformulação e adota uma nova identidade: a RC Engenharia, muito mais antenada com as novas tendências, mas sem perder o seu essencial, que é a qualidade do serviço.
De acordo com Rennan, as pessoas, hoje em dia, dão ainda mais valor para suas casas. A possível explicação para isso? A pandemia. “Estamos passando muito mais tempo em casa por conta da pandemia. Mesmo com a elevação dos preços, a procura por obras e reformas tem sido grande”, afirmou ele, destacando, ainda, que o mercado da construção residencial é algo que promete evoluir muito mais e abrir novas portas em um futuro breve.
Morar bem
Comprometido em entregar o melhor serviço no setor de obras e construções residenciais de Manaus, Rennan revela que, por vezes, a procura é tão grande que tem de ‘deixar passar’ alguns clientes por não poder contar com a melhor mão de obra que ele gostaria.
Quando questionado sobre o que seria um serviço de qualidade, Rennan explica: “quando falo na qualidade da João de Barro Construções, eu falo da nossa atenção aos detalhes do início ao fim da obra. Afinal, a parte primordial de uma construção está na sua edificação, na sua fundação. Se você começar fazendo um gabarito errado da obra, ela sairá errada no final”.
Renan ressalta que, em se tratando de atenção, alguns pontos pedem um cuidado redobrado, como é o caso do assentamento do porcelanato, da louça, da luminária, da bancada, dos revestimentos, das portas e de muitos outros detalhes que compõem uma obra.
“Tudo tem que ser bem avaliado, inclusive a questão climática da região deve ser levada em conta. Nosso objetivo é evitar que o cliente tenha um transtorno, um acidente indesejado, com a sua casa, ou seja, é evitar que ele caia naquele velho ditado de que o barato saiu caro”, ressaltou.
Construindo história
Pai de duas meninas e casado, desde 2009, com a estudante de direito Michelle Façanha. Renan é como o próprio pássaro João de Barro, sempre construindo e fortalecendo a reputação de sua empresa com a ajuda da família e de Deus.
Segundo ele, a trajetória de cinco anos da empresa teria sido impossível sem a ajuda da esposa. Para Michelle, que assume um papel de companheira e principal apoiadora de Rennan, com tanto trabalho no dia a dia, às vezes é difícil se desligar um pouco do trabalho.
“Vivemos uma rotina corrida em que nosso foco é o trabalho, mas ao mesmo tempo não podemos deixar a saúde de lado, esquecer de Deus ou da família”, comenta Michelle, que está no sétimo período da graduação e sonha em se tornar juíza. “Até porque o princípio de tudo é Deus. A vida nos foi dada de graça e tudo o mais devemos a Ele. Com a pandemia conseguimos refletir que nem tudo é só trabalho, temos que estar em paz com nós mesmos, com o nosso espiritual, para podermos prosseguir na nossa jornada”, concluiu ela.