Dor lombar/lombalgia, o grande mal da civilização moderna

By  |  0 Comentários

Oi internautas eu me chamo Leandro Peçanha sou fisioterapeuta e preparador físico para alto rendimento de qualidade de vida. A partir de agora teremos aqui esta coluna de informação virtual na revista mais querida da Amazônia.Sempre trazendo de uma forma dinâmica e de fácil entendimento sobre assuntos superinteressantes dentro do meu segmento. E para estrear nossa coluna trazemos um a lombalgia:

A lombalgia ou dor lombar é um grande mal que vem atingindo pessoas no mundo todo, afastando-as do trabalho, do lazer ou de suas tarefas dia a dia. Todos estamos sujeitos a ela.

Alguns estudos falam que aproximadamente 90% das pessoas com idade entre 30 a 60 anos poderão ser afetadas em alguma fase da vida por dores nesta região. Um outro estudo classifica a lombalgia como a segunda causa mais comum de dor em adultos, perdendo apenas para dor de cabeça ou cefaleia.

Ela se caracteriza por dor na região baixa lombar, logo acima dos glúteos, porém a dor lombar é simplesmente o sintoma de uma causa que pode ter várias origens. Na maioria das vezes a associamos a hérnia de disco, porém a hérnia de disco lombar é somente um dos possíveis motivos de dor, a causa maia comum é proveniente de desequilíbrios do sistema musculoesquelético.

Quando falo de desiquilíbrios musculoesquelético me refiro aos problemas que podem estar associados a uma má postura corporal no dia a dia, que podem sobrecarregar a região lombar e gerar dor.

Outras causas que estão associadas as dores são, a falta de descanso para o corpo devido a poucas horas de sono, exercícios em excesso, obesidade, tabagismo, sedentarismo e problemas emocionais.

Um dos maiores vilões para o inicio da dor é o movimento de flexão de tronco com joelhos estendidos segurando algum peso a frente do corpo. Devemos evitar este movimento. A melhor forma de pegar algo no chão é flexionando os joelhos e trazendo o objeto para próximo ao corpo.

Por isso temos que sempre buscar estarmos atento a nossa postura e forma de que desempenhamos nossas tarefas diariamente.

Bem espero ter de alguma forma ajudado de uma forma rápida e dinâmica. Até nossa próxima oportunidade aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.