Tendência “Do It Yourself”, ou Faça Você Mesmo, inspira decorações criativas que valorizam as características de cada espaço.
O começo de ano é sempre rodeado de planejamentos e sonhos e isso pode ser o impulso para finalmente repaginar o visual de casa. A ideia de renovar a estética do lar pode ser feita de forma muito mais prática, e sem a ajuda de profissionais, seguindo a tendência DIY (Do It Yourself) ou “Faça Você Mesmo”, que esteve em alta no período de isolamento social por conta do maior tempo em casa.
A Tintas Iquine, especialista em tintas decorativas e maior empresa de tintas do país com capital 100% nacional, apresenta tendências de pinturas criativas, rápidas e que conferem novos significados ao ambiente interno.
É possível dar um toque especial por conta própria e sem gastar muito. Quer saber como? Confira algumas tendências de DIY:
Decoração na parede usando stencil: O estêncil traz efeito sofisticado com as figuras estampadas em parte da parede ou nela toda. Cadeiras acapulco e vasos com plantas provocam um ar anos 70 ao espaço decorado com os desenhos vazados.
De olho nessa tendência, a Iquine foi além e estreitou uma parceria especial com a artista e designer recifense Joana Lira, que desenvolveu uma arte exclusiva de um pássaro envolto por mensagens vibrantes como o sol e estrela que reforçam o potencial da Cor do Ano da Iquine, a Boi-Bumbá, um laranja-rosa vibrante que transmite alegria e vivacidade para o espaço, principalmente em superfícies neutras.
“O pássaro causa a sensação de liberdade e ganha amplitude e abertura para novas descobertas. Essa arte feita para estêncil fala na retomada de sonhos, se alinhando ao propósito da Cor do Ano, que transmite alegria, calor, entusiasmo e vibração para dentro das casas”, conta Joana Lira.
O estêncil desenvolvido pela artista estará disponível gratuitamente para download nas redes digitais da marca no dia 31 de janeiro. Seguindo a tendência de “faça você mesmo” (DIY), o consumidor poderá imprimir e colocar em prática a técnica de stencil art.
Aqui vão umas dicas preciosas para acertar neste tipo de pintura: a tinta não deve ser diluída; passe o rolo com pouca tinta por toda o estêncil até preencher, pois muita tinta acumulada no mesmo ponto gera um aspecto ruim; prenda a peça na parede com fita crepe nos cantos; ao terminar de aplicar a tinta sobre o molde vazado, cole o estêncil ao lado, sobrepondo a lateral do desenho para dar continuidade à estampagem da parede.
Cabeceira circular: Com um lápis e barbante já é possível projetar o design na parede. A cabeceira circular sobre a cama dá profundidade ao quarto e abre insights para decorações que preencham o círculo, como prateleiras neutras e letras decorativas.
O processo de pintura fica muito mais rápido e prático com o Sela & Pinta da Iquine porque dispensa o uso de selador.
Para colocar em prática a ideia da cabeceira circular, primeiramente tire a medida da parede. Depois prenda o lápis no barbante e trace um círculo do tamanho desejado. Utilize fita crepe em volta de todo o contorno para deixar o acabamento limpo na hora de aplicar a tinta. Comece a pintura passando pincel sobre o contorno do círculo e depois aplique a tinta no restante.
Espaço instagramável: Que tal uma experiência cativante em um lugar dentro de casa especialmente decorado? Tendências em festivais de música, bares, cafeterias e também em empresas, os espaços instagramáveis exploram fundos criativos e chamam a atenção pela sua excentricidade e jogo de cores.
Essa atmosfera instigante e completamente diferente dos demais ambientes da casa se torna convidativa para socialização com amigos e família, tão necessária nesta retomada de reencontros e otimismo. Uma parede decorada já é suficiente para originar uma estética atraente e fotogênica.
Aposte em espaços instigantes e que tenham personalidade. As cores, a iluminação e as decorações exercem enorme influência na montagem. Parede cinza-fosco ou então em tom terroso recortada por iluminação em neon (ou enfeites de luz em neon) remete à estética futurista e quebra imediatamente a monotonia do espaço.
Arco decorativo: Às vezes nem nos damos conta da beleza arquitetônica dentro de casa e do quanto elas podem ressignificar a identidade visual do lugar. Os arcos são ícones da arquitetura clássica, imponentes e que têm o dom de elevar a estética de qualquer cenário, seja uma ponte, uma catedral ou mesmo o corredor em arco de casa.
Dê amplitude ao arco a partir da pintura da parede. Faça a medição da lateral da parede para definir o comprimento da pintura. Com um lápis e barbante, trace um arco na parede para acompanhar a curva do arco. Teremos, portanto, uma linha vertical acompanhando a lateral vertical do corredor e também o arco feito com lápis.
Para melhor acabamento, utilize fita crepe em toda marcação feita na parede. Comece a pintura dentro da parte marcada. Como sugestão de cor, o tom laranja-queimado terracota confere uma proposta barroca e ao mesmo tempo moderna ao ambiente.
Todas essas dicas exploram as sensações que as cores podem proporcionar e são capazes de trazer modernidade, acolhimento e valorização do seu espaço, sem a necessidade de contratar um profissional. Solte a criatividade e aposte nas cores!