Almofadas são itens importantes para uma decoração mais harmoniosa e confortável
As almofadas são como acessórios que complementam a decoração do espaço, deixando os ambientes confortáveis e charmosos.
Duda Santos, décor influencer criadora do perfil Casa Casada, é expert em trazer dicas práticas e funcionais de décor assinadas por ela, e conta como é possível transformar a os ambientes da casa, como as salas com sofás e poltronas e a cama do quatro, através da escolha das almofadas.
Para Duda, existem diferentes cenários que devem ser levados em conta na hora de escolher as almofadas e brincar com as composições possíveis entre si.
A primeira delas é entender se deseja seguir uma decoração marcada por tons neutros como bege, cinza ou branco, ou se prefere incluir pontos de cor no ambiente para um efeito mais vivo.
Para quem prefere não ousar, a dica é escolher almofadas “tom sobre tom” ou na mesma tonalidade do sofá, e as texturas variadas como veludo, crochê e couro podem ajudar a quebrar a monotonia. Para quem é fã de cores, a dica é optar por almofadas coloridas e estampadas, fazendo uma mistura interessante entre elas.
No caso de salas que seguem uma paleta de cor variada, com mistura de tonalidades e revestimentos, o ideal é escolher por almofadas que acompanhem as cores da decoração, como por exemplo, se o tapete tem um detalhe no tom cereja, as almofadas podem seguir cores que harmonizem com essa cor, como o azul marinho ou rosa seco para uma proposta mais elegante, e o laranja ou mostarda, para produções vibrantes.
Pensar nas proporções das almofadas também fazem a diferença e a dica é mesclar os tamanhos para uma composição mais harmônica. “Ajeite sempre em ordem decrescente, as maiores atrás e as menores na frente, e sempre de fora para dentro” comenta Duda.
A disposição também é um ponto importante a considerar. No sofá o ideal é dispô-las de forma diagonal ou apoiá-las completamente no encosto do sofá, de forma mais reta. Para facilitar pense nas almofadas como “grupos”. Reúna três ou quatro itens de um lado do sofá, que pode ser espalhado do outro lado de forma simétrica, ou brinque com assimetrias, como números pares de almofadas de um lado e números ímpares do outro, para equilibrar a composição.
“Lembre-se que trocar as capas das almofadas é uma das formas mais econômicas de trazer novos ares à casa. Portanto, invista sem medo” completa Duda.
Abaixo as sugestões:
Aqui a ideia era trabalhar com tonalidades de azul. Escolhi duas almofadas grandes estampadas que intercalei com almofadas lisas. Do outro lado, almofadas lisas em formatos diferentes. Uma composição inusitada mas que trouxe equilíbrio de cores e formas.
A ideia aqui era um mood bem feminino e delicado. Escolhi trabalhar com tons pastéis e criar um mix de estampas que “conversam” entre si – todas apresentam estampa floral e palete de cores parecidas. Acrescentei almofadas retangulares com texturas variadas e distribui as almofadas por toda a extensão do sofá para criar essa sensação de conforto e aconchego.
Aqui a escolha foi uma paleta mais neutra, mas sem perder a monotomia. Os detalhes como poá e xadrez deixam as almofadas mais estilosas e modernas.
Repara como as almofadas em couro, apesar de serem da mesma cor do sofá, já apresentam uma leve diferença no tom e deixam a composição mais interessante. Pontuei com almofadas estampadas e uma pequena lisa, na mesma cor da estampa.
Mix sútil de estampas, em duas propostas diferentes de composição.
Monocromático. As almofadas aqui seguem a mesma cor e tecido do sofá, numa proposta monocromática. Mas repara que os tamanhos (e formatos) são variados, quebrando a suposta monotomia da ausência de cores. Fotos da Mostra Sollos, de Jader Almeida. Mas foram tiradas por mim.
Créditos:
Decoração por Duda Santos com almofadas Arte Assinada
Fotos ilustrativas da Mostra Sollos de Jader Almeida
Móveis: Solarium Móveis
Instagram Casa Casada: @casa_casada