Setembro é o fim do verão e o início do outono na Europa e Portugal começa a ferver com eventos culturais. Alguns ao ar livre e gratuitos e outros pagos, mas que super valem a pena. E separamos três dicas de atividades culturais para fazer no Porto e em Lisboa se estiver por aqui ou se vier para terras lusitanas neste mês.

 

Monet e Klint para sentir e ver

Instalada no histórico prédio da Alfândega do Porto, a exposição Impressive Monet & Brilliant Klimt é uma imersão visual em 360 graus e sonora nas obras desses dois grandes nomes das artes plásticas no mundo. Nas paredes de pedras dos porões da Alfândega a arte do francês Claude Monet ganha vida, os elementos passeiam como que soltos até formarem suas telas mais famosas, como Buquê de Girassóis e a Lagoa de Lírios D’Água. A luz presente nas suas pinturas invade todo o lugar e a sensação que se tem é de fazer parte de cada uma das telas, como se elas estivessem sendo criadas naquele instante.

 

 

Num instante seguinte é o dourado e o vermelho das telas de Gustav Klimt invadem os porões e transformam tudo em sedução e beleza. A tela O Beijo encerra a mostra do artista holandês, mas não sem antes passear por todas as suas principais obras e nos colocar dentro de cada tela com a intensidade que elas nos transmitem.

 

 

Vale cada minuto e custa 16,50 euros e por pessoa. Os ingressos são vendidos na bilheteria da Alfândega do Porto e as visitas são com hora marcada.

 

Cinema com sotaques portugueses

O 11º FESTin (Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa) inicia sua itinerâncias na cidade do Porto, com a exibição de cinco filmes inéditos em Portugal. De 9 a 13 de setembro, sempre às 20h30, ao ar livre, nos jardins do Tropical Hub, novíssimo espaço cultural da cidade, em pleno bairro da Foz.

 

 

Os filmes são de diferentes países de língua portuguesa. E na programação deste ano estão, por exemplo, o premiado Alice Júnior, filme que conta a história de uma youtuber trans, e o Maria do Caritó, com Lilia Cabral, entre outros.

 

 

Em dezembro, o festival retorna a lisboa, no tradicional cinema são Jorge e em parceria com a casa da américa latina, ocasião em que reunirá realizadores, produtores, artistas e o público do cinema falado em português.

Para assistir os filmes é preciso reservar lugar pelo site: https://rb.gy/k6ch5c.

 

Festa do Jazz pela internet

Na sua 18ª edição, a Festa do Jazz, evento que reúne performances, workshops e premiações para os artistas da cena do jazz em Portugal, vai ser virtual. Toda a programação, que acontece dias 12 e 13 de setembro, poderá ser vista no site da RTP, com transmissão ao vivo dos shows.

 

 

Sim, a pandemia mudou tudo, mas não o brilho desse gênero musical. No pequeno auditório RTP Palco subirão artistas como Tomás Marques Quarteto e o premiadíssimo Andy Sheppard Costa Oeste. O destaque vai para Mali M’Buli Baaba que faz uma apresentação em homenagem a Bernardo Sasseti, no ano em que ele completaria 50 anos.

Para assistir em Portugal ou em qualquer parte do mundo, acesse: https://www.rtp.pt/play/palco/