Passo a Paço 2019 confira a programação da 6ª edição
Atenção, pais! Crianças pequenas não devem comer iogurte colorido
Novo Airão: igarapé de águas vermelhas, geladinho e refrescante!
Instagram sem likes! Começou nesta quarta (17) o teste no App
6 alimentos para turbinar a imunidade das crianças
SERRA DO NAVIO: PEQUENA E BELA NO AMAPÁ
Como lidar com as mentiras das crianças
Quando a criança precisa do atendimento de Terapia Ocupacional?
5 TENDÊNCIAS DE MODA PRIMAVERA VERÃO 2019
O Belissímo Igarapé Cristalino de Jamaraquá
Metodologia STEAM o que é e o que ela pode fazer pela educação dos nossos pequenos?
DIREITOS IGUAIS PARA CLIENTES NOVOS E ANTIGOS
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Dicas – Como prevenir doenças em crianças em idade escolar

By  |  0 Comentários

Algumas dicas de como prevenir doenças em crianças em idade escolar são simples e podem evitar o contágio e a incidência de enfermidades comuns nessa fase.

Há higiene pode evitar muitas doenças, como gripes e resfriados

Sabemos que as crianças, ao entrarem na escola, começam a ficar doentes com maior frequência. Isso acontece, pois aumenta a exposição da criança a agentes patogênicos comuns nessa faixa etária. É praticamente impossível prevenir todas as doenças desse período, entretanto, algumas medidas podem ajudar a diminuir a frequência com que elas ocorrem.

Dicas para prevenir doenças em crianças em idade escolar

Para prevenir algumas doenças em crianças em idade escolar, podemos adotar as seguintes práticas:

  • Vacinação: A vacinação em dia é, sem dúvidas, uma ótima forma de prevenir doenças, uma vez que as vacinas estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos contra um determinado agente patogênico. (Conheças todas as vacinas aqui – as vacinas que todas as crianças devem tomar).
  • Oferecer alimentação saudável e balanceada: Amamentação e alimentação saudável são formas de reforçar a imunidade e, consequentemente, diminuir as chances de contrair alguma doença. Uma alimentação insatisfatória e pouco nutritiva pode provocar deficiências imunológicas.
  • Ensinar a importância de lavar as mãos: Ensinar a criança a lavar as mãos é um ótimo exemplo de hábito de higiene simples que está relacionado com a prevenção de várias doenças. Pode-se também enviar, na mochila da criança, álcool gel para limpar as mãos antes de comer, por exemplo.Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
  • Ensinar a importância de não levar as mãos à boca e aos olhos: As mãos podem estar repletas de organismos patogênicos, e o contato com boca e olhos pode ajudar a transmitir doenças. É por isso que se deve lavar as mãos sempre que pegar em objetos que podem estar sujos, como brinquedos que usados por mais colegas.
  • Explicar por que não devemos compartilhar objetos pessoais, tais como garrafinhas de água: A prática de compartilhar copos, garrafas e outros objetos pessoais é comum entre crianças, entretanto, eles podem ser veículos para a transmissão de doenças.

E se a criança adoecer, devo enviá-la para a escola?

É importante evitar levar crianças doentes à escola, pois elas podem contaminar outras e não ter uma recuperação satisfatória. Muitas vezes, como é o caso de gripes e resfriados, a criança necessita de repouso e muita hidratação, e isso nem sempre é conseguido no ambiente escolar, retardando, assim, sua recuperação. Lembre-se sempre de que criança doente não deve frequentar a escola.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/dicas-como-prevenir-doencas-criancas-idade-escolar.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.