Dia Mundial do Coração terá testagem gratuita de glicemia, colesterol e pressão na Estação Barra Funda

Ações da ADJ Diabetes Brasil para marcar a data contemplam profissionais de saúde para atendimento da população e especialistas para o esclarecimento de dúvidas sobre como evitar doenças cardiovasculares, que são as principais causas de morte no Brasil e no mundo

 Dia 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração e a ADJ Diabetes Brasil trabalhará algumas ações para conscientizar a população da importância de manter os exames sempre atualizados. Na data, a associação realizará gratuitamente testes de glicemia, colesterol e aferição de pressão na Estação Barra Funda da CPTM, em São Paulo, das 9h às 16h. O resultado sai na hora e os casos fora dos parâmetros serão encaminhados para orientação no local.

Já no dia 30 de setembro das 9h às 12h, a ADJ realizará o “Café com Doutor Coração”. A inscrição para o evento é gratuita e, além de um café da manhã sortido, os participantes terão a oportunidade de fazer teste de glicemia e colesterol, palestra sobre diabetes e suas complicações e esclarecer dúvidas com o cardiologista Maurício Tavares de Oliveira Junior na sede da associação localizada no bairro Água Branca, em São Paulo.

 

Sintomas e Cuidados

As doenças cardiovasculares podem afetar tanto o coração quanto os vasos sanguíneos, sendo esta a maior causa de morbimortalidade no mundo. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) por ano, ocorrendo óbito em 30% desses casos. Outro dado da Sociedade Brasileira de Cardiologia mostra que cerca de 400 mil brasileiros morrem por ano em decorrência de problemas cardiovasculares.

“Na maioria das vezes, inicialmente as pessoas são assintomáticas, está aí o grande problema. Os sintomas de alerta são: dor no peito, falta de ar, inchaço nas pernas e tonturas, nestas situações já deve se procurar um médico. Os sintomas agudos, devem levar as pessoas a procurarem diretamente um pronto socorro”, explica Dr. Carlos Alberto Machado, Médico Cardiologista, Diretor Especial da Hipertensão na Atenção Básica do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2020-2021), Coordenador Médico da Estratégia Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Campos do Jordão e parceiro da ADJ Diabetes Brasil.

Estudos científicos recomendam que a prevenção das cardiopatias comece ainda na infância, pois a aterosclerose (processo de depósito de gordura nas artérias) começa nessa etapa da vida e evolui como doença cardiovascular na fase adulta. Dados levantados pelo Ministério de Defesa da Saúde Naval mostram que a incidência das doenças cardiovasculares nos jovens e nas mulheres tem se elevado nos últimos anos, isso porque tem sido observado um significativo aumento da obesidade infantil no Brasil.

Além da realização de exames e visitas ao cardiologista, para prevenir as doenças cardíacas é necessário abandonar o sedentarismo, o tabagismo e praticar atividade física, conforme orientação médica; manter uma alimentação saudável, evitar o consumo excessivo de açúcar e alimentos industrializados e restringir a ingestão de bebidas alcoólicas.

  

Diabetes e doenças cardiovasculares

Os principais fatores de risco para eventos cardiovasculares são: diabetes, hipertensão, dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue), histórico familiar, estresse, tabagismo, obesidade, sedentarismo, doenças da tireoide e outros. Além disso, o uso de drogas ilícitas, também pode levar ao infarto agudo do miocárdio.

“Incialmente o tratamento não medicamentoso é aquele que deveria ser o hábito de qualquer ser humano como, por exemplo, praticar atividade física regularmente, pelo menos 30 minutos por dia, todos os dias ou pelo menos cinco dias na semana, abandonar o tabagismo e controlar o estresse. Já o tratamento medicamentoso vai ser individualizado caso a caso”, conclui o cardiologista.

Mesmo que o diabetes, tipo 1 ou tipo 2, seja um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças no coração, ele não é tão associado quanto o colesterol, obesidade e triglicérides aumentados. Dados do Sistema de Vigilância de Doenças Crônicas do Ministério da Saúde (VIGITEL), mostram que de 18 a 25% das pessoas que têm diabetes desenvolvem hipertensão arterial. Estudos apontam, ainda, que 30% dos casos de insuficiência cardíaca tem relação com o diabetes e que a doença leva ao dobro de risco de infarto.

 

SERVIÇO

 Campanha Dia Mundial do Coração
Estação Barra Funda da CPTM

Contato ADJ Diabetes Brasil: (11) 3675-3266 – ramal 3266 ou (11) 97148-0465

Informaçõeswww.adj.org.br

Apoio: AstraZeneca, Boehringer, Novo Nordisk, Roche e Sanofi

 

Café com Doutor Coração
Sede ADJ Diabetes Brasil

Endereço: Rua Padre Antônio Tomás, 213 – Água Branca – SP – 05003-010
Contato ADJ Diabetes Brasil: (11) 3675-3266 – ramal 3266 ou (11) 97148-0465

Informaçõeswww.adj.org.br

Apoio: AstraZeneca e Sanofi

Compartilhe

Artigos Relacionados